O Declínio Da Esperança De Paz

Dr. Michael LaitmanSe você perguntasse às pessoas em diferentes países se elas têm esperança de paz, é difícil dizer qual seria sua resposta honesta. Muitas perderam completamente a esperança de boas expectativas e não sabem o que pode ajudá-las. Isto se aplica igualmente aos “grandes e pequenos deste mundo”. O desespero supera a todos e nós, aparentemente, nos esquecemos de coisas básicas: criar uma família, ter filhos, olhar para o futuro… A humanidade enfrenta um problema sério e, aparentemente, ele deve levar as pessoas a certa decisão.

Por enquanto, as esperanças de um bom amanhã estão se dissolvendo, sem mencionar a paz na Terra. Na verdade, a palavra “paz” em Hebraico (Shalom) significa perfeição (Shlemut).

No início do século passado, bem como no meio, no final da Segunda Guerra Mundial, havia grandes esperanças de prosperidade e progresso, mesmo para um grande avanço rumo às estrelas. Mas tudo terminou muito rapidamente; hoje muitos preferem não pensar no amanhã. Hoje, não há mais nenhum objetivo que atraia as pessoas. O ser humano sem um propósito se transforma numa besta novamente…

Nós podemos observar em primeira mão como a humanidade está afundando, despencado em autoconsciência e autoestima, apesar de toda a demagogia das belas palavras. O espírito da vida parte, e embora vários “senhores do mundo” estejam com muito medo desta tendência que deixa as pessoas se sentindo impotentes, eles não têm nada para dar às pessoas para que se acalmem e se satisfaçam com a vida.

Tudo isso pode levar a grandes explosões. Se a pessoa não tem nada a perder, ela é capaz de qualquer coisa. Ela se sente mal não tanto por causa da privação material, mas porque não há nada pelo qual ela possa satisfazer sua necessidade humana de saber a causa e a finalidade da existência.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/07/13, Escritos do Baal HaSulam