Como Podemos Odiar O Mal?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que eu posso fazer para sempre odiar o mal?

Resposta: Para dizer que algo é bom ou ruim, nós temos que medi-lo em comparação com alguma coisa. Portanto, diz-se: “Aqueles que amam o Senhor, odeiam o mal”. Isto significa que eles sempre anseiam em alcançar uma bondade cada vez maior. De acordo com os valores espirituais, bondade é doação e mal é recepção. Na verdade, eles estabelecem um ambiente que constantemente lhes diz que doação é bom, e, assim, avançam. É por isso que eles percebem isso como o ódio do mal.

Nós descobrimos a Luz Superior, o atributo de doação, e o amor escondido de acordo com a equivalência de forma. É por isso que temos que constantemente criar e aumentar o atributo de doação dentro de nós. O puro atributo de doação não existe na criatura. Em vez disso, há o atributo de recepção com a intenção de usá-lo para doar. Se esta é a forma como nós usamos a nossa natureza, a fim de doar, a fim de dar tanto quanto pudermos, isso significa que nós doamos.

É como um bebê que não tem nada para dar a sua mãe exceto a alegria que sente quando recebe dela tudo o que ela quer lhe dar. É por isso que a recepção permanece recepção, mas a intenção “a fim de doar” é adicionada a ela.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 25/06/13, Shamati # 54 “O Propósito do Trabalho”