Shabbat É Uma Forma Do Próximo Mundo

Baal HaSulam, Shamati #190, “Toda a Acção deixa Uma Impressão”: E certamente, saborear o próximo mundo requere grandes preparativos durante os seis dias de acção. Ao ponto a que foi a sua preparação assim será a sua sensação.

Mas sem alguma preparação própria para se estender o sabor espiritual de Shabbat, será ao contrário: Ele cresce para pior devido aos prazeres corpóreos. Isto assim é porque após as refeições corpóreas cada um é apenas jogado ao sono, e nada mais, uma vez que após comer vem o sono. Assim, sua refeição trouxe-o para baixo.

Shabbat é um estado especial; é uma forma de próximo mundo, um dia especial em que é um sinal corpóreo do espiritual fim da correcção, que nós iremos alcançar no futuro, chamado “Shabbat.” É um estado espiritual e não um dia específico no calendário que está impresso em papel ou que aparece no computador.

Ansiamos por este estado especial chamado de Sabbath e este dia vem quando chegarmos ao estado ao qual queremos chegar. Os estados corpóreos chegam sem olhar ao nosso desejo a tempo em que são supostos, que é chamado de processo natural de evolução, “a seu tempo.” Mas os estados espirituais chegam apenas de acordo com nossa preparação interior. Se fizermos o necessário nas preparações interiores então estaremos incorporados num estado chamado de novo “dia.”

Assim um “dia” não tem nada que ver com o calendário mas antes depende de nossa preparação. Se eu completo a preparação, sou “incorporado nesse “dia”, e se não, então um incontável número de dias corpóreos podem passar, mas o dia espiritual não chega e então o novo estado não inicia.

O estado espiritual depende totalmente na preparação, mas a preparação é por acções corpóreas, isto é que eu tenho que fazer tudo que estiver em meu poder, assim como diz “tudo que está em seu poder, faça”, e ”aquele que não trabalhar na véspera de Shabbat, o que irá ele comer no Shabbat?” Assim, tudo é determinado pela nossa preparação.

Da Conversa sobre os preparativos para o Congresso 26/6/13