Derrubar O Rei Na Companhia De Ladrões

Dr. Michael LaitmanAs centelhas são a parte mais importante e nossa correção depende delas. A Luz Direta está vestida na Luz de Retorno; há uma Luz e um vaso que se tornam um todo e se complementam. É porque eles dependem totalmente um do outro, na mesma medida.

A Luz de Retorno que levou à revelação da Luz Direta desaparece e torna-se uma fina Luz fraca, e por isso é chamada de “centelha”. Ela costumava ser a mais importante Luz de Retorno, da qual a revelação do Criador dependia, mas agora é como um rei que foi derrubado, o que é um estado terrível, pois está numa crítica condição humilhante.

É a Luz Direta que não tem o poder de ser a Luz de Retorno, a Luz do amor e da misericórdia. Agora é possível usá-la para diferentes fins: se você quer enganar alguém, você pode fingir que está interessado nele e usá-lo em seu proveito. Você usa a Luz de Retorno para doar, mas sua doação é falsa e, portanto, traz uma quebra ainda maior, uma fraude maior, maiores crimes, e tudo pela Luz de Retorno que perdeu o seu poder de amor que lhe permite ser como a Luz de Retorno.

Após a quebra, a Santidade ajuda a casca e começa a servi-la. Meu desejo de receber usa o meu entendimento de doação para obter muito astuciosamente a maior vantagem egoísta. Toda a sabedoria humana e o avanço agora apoiam o desejo egoísta.

Enquanto a Luz Direta e a Luz de Retorno estavam vestidas uma na outra, elas se complementavam, mas quando estão separadas, a Luz de Retorno se torna espessa e permanece quebrada abaixo. Mas, se a invertermos corretamente, ela será capaz de nos fornecer uma impressão da Luz que lhe corresponde na espiritualidade e que antes costumava cooperar com ela. Se nós tentamos permanecer na Luz de Retorno, ela começa a moldar em nós os vasos que correspondem à Luz direta, novos atributos, definições e entendimentos, a respeito dos quais a Luz pode corresponder quando está vestida nela.

Assim, nós podemos trabalhar com as centelhas, com as Reshimot (genes espirituais) da Luz de Retorno. Nós não simplesmente ansiamos por alguma forma abstrata de doação, mas sim reconhecemos as centelhas de doação, as Reshimot, começamos a entender o que Luz deve surgir diante de nós, e conhecê-la de acordo com os atributos que são opostos a ela. Na ocultação, nós gradualmente começamos a identificar o Criador. A própria escuridão revela a Luz do dia para nós.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/05/13, Talmud Eser Sefirot