A Corda De Salvamento Para A Costa

Dr. Michael LaitmanO avanço só é possível através da diferença entre a Luz interna e a Luz Circundante. A Luz interna simboliza o presente e a Luz Circundante simboliza o futuro. Quanto mais nós conseguimos elevar o futuro em relação ao presente, mais forte é a força que nos puxa para frente, o nosso desejo de que o futuro seja maior. De acordo com a força desta ausência, nós atraímos a Luz que penetra o estado presente a partir do futuro.

Pois no mundo espiritual todos os estados já existem; tudo depende apenas de nosso anseio em alcançar o futuro. Se nós o quisermos, o sentimos como bom. Mas se não desejamos o futuro, então sua Luz nos chega de acordo com o programa de desenvolvimento “em seu tempo” (Beito), e isso nos faz sofrer.

Tudo depende da maneira como nós conseguimos aumentar o nosso desejo pelo futuro e despertar-nos para ele. Essa deve se tornar a nossa principal preocupação. Para isso, nós precisamos descrevê-la para nós mesmos, atrair a sua imagem diante de nós, e jogar como se já vivêssemos nesse futuro. Nós precisamos nos comportar como crianças que brincam de ser adultos, despertando este entusiasmo dentro de si, que as ajuda a crescer.

A pessoa não pode crescer por meio de problemas e sofrimentos. O sofrimento, pelo contrário, obriga-a a se fechar em si mesma, a ir para um canto, a se esconder num abrigo. Em contraste, a felicidade abre o coração para a graça, a misericórdia, a doação, o amor e a faz avançar, como se tivesse asas.

Portanto, se nós descrevemos um futuro bom e bonito para nós mesmos, fazemos com que o grupo inteiro seja elevado por isso, dando a todos os amigos um sentimento de confiança, esperança e alegria com relação às perspectivas para o futuro, a partir de sua grandeza, da grandeza do Criador, do professor, do aprendizado e do grupo; isso vai dar energia e desejo a todos, e expandir a sua percepção. Graças a isso, nós atraímos ainda mais a influência da Luz Circundante sobre os nossos desejos expandidos, recebemos ainda mais poder e iluminação, e somos atraídos para frente.

Portanto, ao se voltar constantemente para o futuro e recebendo iluminação de lá, a pessoa avança. É como se eu tivesse uma corda e fosse puxado para cima com sua ajuda. Ou como se eu estivesse sentado num barco com uma corda; eu jogo a corda para alguém na costa, e depois uso a corda para me puxar em direção à costa.

Desta forma, a pessoa trabalha com a Luz Circundante, despertando em si mesma um desejo pelo futuro, louvando o Criador e o futuro estado e, assim, reunindo deficiências para si. Com a deficiência de que desenvolve, ela pensa novamente no futuro e, juntamente com isso, descobre que assim atrai a Luz Circundante do futuro. Isso funciona em seus vasos externos que são voltados para o futuro. Pois eles ainda não são vasos internos; eles ainda não atingiram a correção e a realização.

Assim, a pessoa desperta seu futuro desejo; isso lhe atrai para que ela avance. Ela recebe esse despertar do futuro, essa realização e poder, de forma intermitente. Com a ajuda do ambiente e do estudo, ela cria uma conexão com o futuro, com a Luz Circundante que influencia seus desejos que ainda não foram corrigidos e, finalmente, alcança o objetivo.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 12/04/13