Malchut Que Desejava Alcançar Keter

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que a questão sobre o significado da vida é considerada mais pura do que apenas a sua realização?

Resposta: Porque esta pergunta vem de dentro do ponto no coração, de dentro do desejo mais interno que um homem tem. Tudo o que foi criado pelo Criador é um desejo, e em cada um de nós há uma parte deste grande desejo. O ponto mais interno desse desejo é o ponto da verdade, a pergunta “Para que eu vivo?”. Isso eu preciso revelar.

Se um homem pergunta para que ele vive, isso é um sinal de que dentro de seu coração existe todos os quatro níveis do desejo. E o quarto e último nível quer revelar Keter: esclarecer quem me controla, por que e para quê, e o que está acontecendo? Eu quero descobrir se vale a pena viver. Pois se eu não revelar esta Keter, a razão, qualquer outra satisfação que eu possa receber não irá me satisfazer. Embora eu ainda fique confuso e me volte para outros objetivos, o principal para mim é revelar a causa e o efeito de tudo isso.

Eu quero receber uma resposta direta e honesta: esta vida tem um propósito ou não? E se não houver, qualquer outra compensação só vai piorar meu desespero, porque eu não preciso de tudo isso.

Se um homem chega a uma pergunta como essa, ou seja, se ele pergunta de dentro do ponto de Malchut sobre o ponto de Keter, porque deve revelá-la, isso significa que ele já está maduro para a revelação do Criador, para a Dvekut, e os outros ainda não. Eles ainda precisam esperar para receber a iluminação através de nós que irá acelerar o seu desenvolvimento. Se eles se juntarem a nós, nós seremos capazes de cuidar deles. Tudo depende do desejo de um homem, e é preciso esperar que ele amadureça, porque é proibido frutos não amadurecidos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/11/12, “Introdução Ao Estudo Das Dez Sefirot