Uma Fatura

Mesmo de um ponto de vista comum, sem entrar em materiais sofisticados, vemos que há um problema com a nação de Israel. Ela  é especial, é sábia e traz muitas inovações para o mundo. Até certo ponto o mundo deve a esta nação o seu desenvolvimento em muitas áreas. Por séculos esta nação tem feito muito para a humanidade, mas, ao mesmo tempo, a atitude em relação a isso é totalmente o oposto:  Ao invés de agradecer, ela é culpada, punida, e suprimida de diferentes maneiras.

A nação israelense lançou as bases da cultura, educação e religiões. Ela trouxe moralidade à humanidade, mesmo em tempos bárbaros, mas ninguém percebe isso. Aparentemente há uma razão para subconscientemente os judeus não ser tratados como qualquer outra nação, apesar de as pessoas olharem para diferentes justificativas reais para que, na verdade, tudo isso decorre de uma reclamação interna. As pessoas sentem alguma coisa contra os judeus e, especialmente, contra a nação de Israel como um todo, embora seja tão dispersos, que às vezes é difícil chamá-lo de “nação.”

O mundo inteiro está tentando resolver este mistério. Há muitas opiniões sobre este assunto, algumas são verdadeiras e outras são menos precisas. Mas é na sabedoria da Cabala que encontramos claramente tanto a questão e a resposta sobre a atitude especial para com os judeus. A sabedoria da Cabala com precisão explica como a nação de Israel é diferente, quais são seus atributos, qual a sua dívida para com o mundo, e como ela pode corrigir a situação: como pode “pagar a conta”, a fim de compensar o que é falta e alcançar a correção, direito e existência.

Isto é especialmente relevante nos nossos dias, quando a nação judaica recebeu a sua pequena  “propriedade” na terra e ainda é incapaz de construir as condições para existir.

Há um problema adicional aqui, esta nação, por natureza, quer estar em boas relações com as outras, ela está pronto para se conectar e fazer amizade com qualquer outra nação, que gostaria de estar na mesma linha com todas e até mesmo inferiores do que todas as outras, só para tratá-los bem.

Mas todos a desrespeitam e a rejeitam. É impossível comprar uma atitude positiva com o dinheiro, e é impossível constantemente nos defender de inimigos quando parte do mundo vem a nós com acusações e ataques físicos e outra parte coloca diferentes tipos de pressão sobre nós: ideologicamente, politicamente, pessoalmente, etc.

Então, há um fenômeno especial no mundo, que diferentes filósofos, políticos e escritores que estudaram, mas ninguém entende a essência e a raiz da questão; uma vez que a raiz deste fenômeno sempre foi encoberta.

Grandes Anti-Semitistas como Henry Ford, que conseguiram entender até certo ponto, a razão para os seus sentimentos – Eles olharam para eles, tentando equilibrar o sentimento com a mente e entender de onde seu ódio forte resultou, para estudar a si mesmos e para encontrar a origem deste atributo especial. Então, além da atitude negativa, eles também descobriram algumas coisas verdadeiras e positivas na nação de Israel, mas não as corrigiram.

Eles devem entender que mesmo que o mundo descubra a verdadeira razão para a atitude negativa, não conseguirão corrigir o mundo por isso. Eles têm que realizar diversas ações em todo o mundo, a fim de corrigir a sua atitude. E ao contrário, quando não se corrigir, eles realmente darão à luz ódio e anti-semitismo. Então, não porque culpar o mundo, a coisa toda é “sobre a  sua demora em manter-se agendado com as correções”.

[93785]
Da 4 ª parte da Lição Diária de cabala, 23/11/12, “O papel da Nação de Israel”