Transmitindo Segredos De Um Cabalista Para Outro

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa que “é proibido revelar os segredos da Torá, exceto por alusão, da boca de um Cabalista para aquele que recebe e entende por sua própria mente?”.

Resposta: A sabedoria da Cabalá foi passada em uma cadeia, a partir de Adam HaRishon (primeiro homem) que a descobriu e passou adiante. Houve 20 gerações de Adão até Abraão, que é o tempo da preparação, quando a sabedoria foi passada numa cadeia de um Cabalista para outro. Mas a propagação da sabedoria começou com Abraão, propagando-a de forma ampla como os ramos de uma árvore, já que Abraão começou a divulgá-la a todos.

Mas é impossível explicar em palavras como a sabedoria é transmitida “da boca de um Cabalista para aquele que recebe e entende por sua própria mente”. Não se trata nem mesmo de pessoas neste mundo. A fim de transmitir informações desta forma, um Cabalista nem precisa estar num corpo físico, não faz diferença. Há uma cooperação mútua entre os vasos da alma geral, da realidade única, um sistema no qual existem todas essas condições e uma lei para transmissão da Luz.

Trata-se de discernimentos espirituais num nível tal que já está fora do campo de visão, dos corpos físicos, e dos seres humanos. Trata-se apenas de discernimentos de doação e recepção, e há condições em que um vaso pode transmitir alguma coisa para outro vaso. Este é um nível muito alto, GAR de Atzilut, que está muito longe para compreendermos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 25/11/12, Introdução ao Estudo das Dez Sefirot