A Europa Precisa De Tempo Para Se Unir

Parecer(JavierSolana,ex-ministro das Relações Exteriores da Espanha, o secretário geral da NATO, e Alto Representante da UE para a Política Externa e deSegurança): “A União Europeia continua a ser a maior economia do mundo. Com um PIB de mais do que € 15500000000000, é maior do que a dos Estados Unidos. E, com 20% do comércio mundial, a UE é também o segundo maior exportador do mundo e maior importador, depois da China e os EUA, respectivamente. A UE é, simplesmente, a principal potência comercial do mundo.”

“Mas esses dados não podem esconder o fato de que o modelo institucional que fez hoje a Europa Integrada é inadequado para os problemas criados pela crise financeira. Então, nós, europeus, precisamos aprofundar a integração europeia com determinação muito maior e velocidade. Se não fizermos isso, há um risco real de que o descontentamento social vai minar as fundações da UE antes que possamos concluir o processo de integração que vai resolver os problemas que agora que afligem a vida de milhões de pessoas.”

“A Europa terá de apostar em uma maior integração para escapar dessa situação. E, inevitavelmente, a integração levará a uma Europa unida, coerente e eficaz política externa europeia, que é adaptada a um mundo que está a mudar a uma velocidade vertiginosa.”

“O mundo de hoje já é multipolar. Mas multi-polaridade não oferece nenhuma garantia de que o sistema internacional será capaz de ser regido por regras comuns, sem os quais assuntos globais se tornarão muito mais perigosos e conflituosos.”

“É precisamente aqui que a Europa tem algo a oferecer ao mundo. Ela ainda é o líder em inovação institucional – uma das maiores necessidades deste século – e é o exemplo melhor e mais bem-sucedido exemplo histórico de que o seu Prêmio Nobel da Paz de 2012 reconheceu.“

“A nossa prosperidade e da viabilidade do nosso modelo socioeconômico estão em jogo. Isso deve nos convencer de que os Estados da Europa são pequenos demais para agir globalmente por conta própria, e que a integração europeia é o único caminho viável.”

Meu comentário:. Gostaria de acrescentar mais uma condição: se a UE não adotar um método integral de correção a crise (educação integral), ele vai se tornar um mau exemplo para o mundo inteiro!

[93630]