Harmonia Entre Um Homem E Uma Mulher

Dr. Michael LaitmanPergunta: Cada aspecto da vida de uma pessoa deve ser examinado através da dinâmica de desenvolvimento dos níveis da natureza inanimada, vegetal e animal e a saída para um novo nível chamado de “humano”. Como você vê essa dinâmica nas relações integrais desenvolvidas entre um homem e uma mulher?

Resposta: Em primeiro lugar, nós temos que entender que um casal, um homem e uma mulher, tem que participar junto no estudo da educação integral, revisar os mesmos materiais, experimentar os mesmos processos, compreender e interiorizar o método de incorporação mútua. Assim como os casais do mundo animal (o macho e a fêmea, a prole, o rebanho, etc.) mutuamente se entendem instintivamente, do mesmo modo temos que fazer as pessoas entenderem o que significa estar em harmonia com a natureza e entre si. Isso significa entre os dois parceiros, entre eles e seus filhos, entre o casal e seus pais e outros parentes.

Nós enfatizamos bastante o fato de que as pessoas têm que se completar, como no grupo. No geral, é um grupo mútuo, e se cada membro compreende sua fraqueza e como completa o outro, então nós podemos ver uma harmonia interessante na natureza, que não podemos encontrar entre um homem e uma mulher de nenhuma outra forma. Isso significa que eles não “entram” na estrutura um do outro, mas completam essas estruturas, de modo que, no final, exista uma fronteira muito interessante pela qual eles se conectam com prazer.

Um campo de prazer é criado, do tipo “Yin e Yang”, onde a conclusão é harmoniosa e sábia. Tudo isto acontece de modo que eles possam organizar um pequeno grupo pessoal próprio. Visto que o seu objetivo é criar uma harmonia geral coletiva, eles formam um grupo estável, já que todos os outros grupos podem mudar. Nós enfatizamos o fato de que eles devem estudar juntos e ler o mesmo material, pelo menos um pouco, 15 minutos por dia, se tiverem tempo. Eles não devem abusar desta oportunidade de estudarem juntos. Eles devem ter tempo para descansar um do outro e de seu grupo. Eles têm que processar o material e ficar só um pouco.

Mas, para fazer isso, eles têm que revisar o material juntos. Isso realmente aproxima as pessoas. Além do mais, isso é muito útil para o estudo e como se relacionar com uma criança, para que ela seja incluída no sistema integral. Mais tarde, a divisão de diferentes tarefas é realizada quando cada um entende a sua parte e não há conflitos de uma parte com outras.

Em geral, as pessoas estão tentando pensar na sociedade integral, apesar de toda a sociedade em torno delas não ser ainda integral. Ainda assim, se elas tentam se comportar de forma integral, e dividem as tarefas e oportunidades tanto quanto podem, elas realmente começam a sentir que algo é criado entre elas, como uma criança que cresce delas, algo que é comum e coletivo, que criou esse ser humano que mais tarde se dividiu em Adão e Eva.

Da Discussão sobre Formação Integral 05/03/12