Uma Palestra Para Si Mesmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que estamos engajados na disseminação como se quiséssemos corrigir o mundo se precisamos corrigir apenas a nós mesmos?

Resposta: Você vê outras pessoas à sua volta que aparentemente têm o seu próprio poder e são estranhas a você. Mas esta é a forma como a sua percepção dividida é revelada a você, a diferença entre você e a alma corrigida.

A alma corrigida sente que não existe um mundo externo e que tudo está em seu coração. Enquanto você não consegue se sentir desse jeito, é sinal de que há uma falha dentro de você. Então, é preciso cuidar dos outros e convencê-los. Você precisa abordá-los na medida em que eles parecem externos a você.

Você os trata como estranhos que você deve atrair para a correção. E se você fizer isso corretamente, você se educa internamente. Supostamente, ao alcançar a mão às pessoas e corrigi-las, você se corrige internamente, e devido a isso elas estão mudando!

Você acha que sai mundo afora e dá palestras para os outros? Na verdade, você dá a palestra para si mesmo. Você acha que está tentando mudá-los? É você quem se convence de mudar!

Você não pode se aproximar diretamente e fazer uma correção em si mesmo. Você não tem nenhum poder. Ao ver falhas nos outros, a força do egoísmo ajuda você a corrigi-los. Você tem que se corrigir de tal forma enganosa.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/08/12, Escritos do Baal HaSulam