No Sistema Analógico, “Quase” Não Conta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Os Cabalistas dizem que, como está escrito, “Como o mundo é julgado por sua maioria, e o indivíduo é julgado pela maioria, se ele realiza uma Mitzva, feliz é ele, pois sentenciou a si mesmo e o mundo inteiro a uma escala de mérito”. Como isso é possível?

Resposta: Num sistema global, o individual e o geral são iguais. Nós não entendemos isso, porque sempre somos operados por dados quantitativos, mas no sistema analógico integral, mesmo a menor parte é crucial.

Se ela quebrar, todo o sistema quebra. Ele não pode operar na metade do seu poder ou em 99% dele. Enquanto existe um único defeito, todo o sistema está desativado.

Estas são as leis da conexão mútua entre as almas, que juntas criam um desejo. A condição para a conexão decorre do seguinte: “Como um homem em um só coração”, quando todos transcendem acima do ego, “acima da razão”.

Claro que nós avançamos para isso gradualmente, passando por 125 níveis no caminho para conexão total, mas, mesmo no processo, o princípio da igualdade do individual e do geral afeta as coisas, de modo que quando um grama de mim é adicionado ao sistema geral circular, isso lhe permite subir ao nível certo. Nós devemos usar este princípio, o que significa ver como importante até mesmo a menor ação realizada por cada indivíduo.

Pergunta: Isso significa que as minhas corrupções também são transferidas para o sistema?

Resposta: Sim, e o Baal HaSulam escreve sobre isso, mas a questão é que o nosso sistema já está quase totalmente corrompido. Nós começamos a subida de baixo, desde o pior estado, e primeiro corrigimos os desejos mais puros, os vasos mais leves.

Pergunta: Será que esta lei integral age em todos ou somente naqueles que estão conscientes disso?

Resposta: Em primeiro lugar, à medida que o grupo é revelado, a pessoa entra neste sistema e participa de seu trabalho. Além disso, do lado de fora, há o sistema de todos os de Israel e, em seguida, o de todas as nações do mundo. Cada parte pertence ao sistema de acordo com o seu peso.

A unidade em si está oculta, e o que é revelado no momento é apenas a sua crosta, que é a parte mais fácil de corrigir. É aqui que age o mecanismo que permite que cada um de nós julgue o mundo a uma escala de mérito.

Isto porque, por enquanto, este é o nosso mundo, a parte que é revelada hoje e é dada a nós para que possamos trabalhar nela. Nós ainda não entramos em Malchut de Ein Sof de forma plena. Nós descobrimos uma fina camada dela a cada vez, para que possamos trabalhar com ela.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/08/12, “A Arvut (Garantia Mútua)”