Resolvendo Problemas Que Não Têm Solução

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você diz que a educação integral não é apenas essencial, mas é a coisa mais importante na vida. O que há de tão importante nisso?

Resposta: Hoje a natureza nos coloca num sistema muito difícil quando as exigências estão em declínio e a pessoa não tem necessidade de nada além de uma existência normal, equilibrada, razoável. Nós temos que fazer uma transição de uma sociedade de consumo, sem restrições, sem limites, embora anteriormente pensássemos que nosso consumismo cresceria infinitamente!

Eu ainda era uma criança quando os americanos começaram a defender a cultura de consumo. Eles pensaram que ela seria infinita, eterna, assim como a propaganda comunista do outro lado do mundo. Mas, como poderia tal sociedade existir se nós sugamos todos os recursos naturais da terra e com eles produzimos bens com obsolescência planejada, e assim, depois de um curto período de uso, os descartamos num aterro sanitário? Como resultado, as cidades estão cercadas por imensos depósitos de lixo que poluem nossas fontes de água e todo o ambiente e nossos recursos naturais.

Nós precisamos gastar grandes somas apenas para adquirir o que é necessário para nossa existência: ar limpo, água, alimentos, suplementos biológicos e vacinas, e um vasto número de plantas de purificação, etc

Isso significa que o mundo se tornou cada vez mais difícil por causa da superprodução inútil, para que apenas algumas poucas pessoas (500 ou 1000 pessoas no mundo) possam ter contas bancárias exorbitantes que, no final, também serão inúteis para elas, mas que elas ainda não entendem isso por causa de suas limitações. Por isso nós estamos destruindo nossa única casa, a Terra?

Eu não faço parte de nenhum movimento ambiental, de forma alguma. Eu estou simplesmente falando sobre a lei da natureza que nos obriga a agir de maneira diferente. Nós estamos realizando a principal regra essencial para nossa existência. Estas não são apenas palavras bonitas que nos ensinam algo; nós estamos começando a sentir isso na nossa vida diária.

Nós devemos entender que o horário de trabalho pode ser reduzido para um grande número de pessoas empregadas na indústria; nós precisamos disso para nos elevar a outro nível de desenvolvimento, um nível de harmonia com a natureza. Então, vamos começar a perceber a natureza de forma diferente, que ela nos leva, como tem feito durante os muitos anos de nosso desenvolvimento, para um objetivo específico, para que nos tornemos iguais a ela.

O que significa tornar-se igual à natureza? Quando olhamos para a forma como as partes inanimada, vegetal e animal da natureza existem, fica claro que elas simplesmente existem. Então, para que o homem existe? Só para viver uma “humana” vida normal? Então, nós estamos considerando o nível humano apenas como parte do mundo animal. Ou há outro objetivo aqui que está acima de nossa percepção?

Nós somos capazes de estudar o que está num nível de desenvolvimento inferior ao nosso, mas não podemos analisar o que está no nosso nível de desenvolvimento, porque o nível inferior só pode ser analisado de um nível acima dele. A fim de subir para um nível superior, devemos atingir a integralidade. Então, seremos capazes de entender porque o homem foi criado e qual é o propósito da sua existência. Não devemos deixar de lado essas questões pensando que elas são infantis e que não têm solução.

De KabTV “Fundamentos da Sociedade Integral” 26/02/12