Em Frente Em Direção ao Escuro

Pergunta: Para sair do Egito o nosso ego tem que vivenciar as  “dez pragas”, o que isso significa?

Resposta: As dez pragas do Egito são as dez pragas que uma pessoa sente em si mesma, em seu ego, que a ajudam a se livrar dele. Se eu não sentisse os golpes, eu gostaria de permanecer no ego. Mas porque eu sinto os golpes, dentro do meu ego, eles me ajudam a romper com ele.

Cada golpe é mais forte na qualidade do que o anterior. Suponha que eu perdi tudo que eu tinha no jogo, (embora não seja assim com todos), o golpe seguinte pode ser a perda de um ente querido, etc. Na verdade, nem tudo no mundo acontece com o dinheiro nem com os parentes e com qualquer coisa, mas o sentimento interno é como se você tivesse perdido tudo.

Há um artigo no livro Shamati sobre isso, quando uma pessoa entra na espiritualidade ela pensa que deixa o mundo inteiro, sua família, e que está desprendida de tudo. Esse distanciamento é necessário. As dez pragas nos ajudam a crescer sistematicamente acima de determinadas camadas do nosso ego, até que totalmente saímos, o que significa que nós escapamos dele.

Acima do último nível estamos na escuridão total fazendo mais um esforço. A escuridão simboliza que não sabemos o que se espera pela frente. Mas já que estamos caminhando para o atributo de doação, a escuridão nos ajuda.

Se você está se movendo para a frente, para a Luz, o seu ego está muito feliz sobre isso. Mas quando você está avançando no escuro, você pode ter certeza que o ego não vai incomodar você, não vai fazer nenhum mal, e não levará tudo para si mesmo depois.

Pergunta: Isso significa que se trata de algum tipo de truque?

Resposta: Este “truque” estava no Egito, antes das dez pragas, quando não importava o quão duro nós tentavamos, tudo era voltado para o ego. Portanto, “Os filhos de Israel clamaram a partir do trabalho” na construção das duas cidades Pitom e Ramsés.

Aqui, no entanto, é isso , aqui estamos caminhando para a escuridão e não para a Luz, como estávamos acostumados a dizer. O que é mais, todos estes golpes e todo o avanço são baseadas apenas na nossa ligação de crescimento, o que traz o grupo a este estado onde, por um lado o ego é revelado, o grande ódio interno, e por outro lado, o reconhecimento claro que só garantia mútua pode levar o grupo adiante. O que significa isso?

Quando você vê que não há este grande ódio e você está pronto para se conectar com todos, para não se preocupar com nada sobre si mesmo, mas apenas sobre os outros. Todos os seus inimigos também estão prontos para se preocupar com o outro. Esta prontidão é revelada, apesar do ódio grande, quando você não consegue nem imaginar como é possível desejar a essas pessoas o bem, e que agora você tem que pensar nelas como a coisa mais importante e de modo algum pensar em si mesmo. Um descolamento sério e suculento do ego está acontecendo aqui.

[74545]
Do KabTV de “Fundamentos da Sociedade Integral” 1/4/12

Material Relacionado:
As Dez Pragas Do Egito Redefinidas
Somente Aquele Que Está Pronto Para Tudo Será O Que Escapará
Não Há Nenhum Avanço Sem Obstáculos