As Três Identidades Do Educador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como nós e toda a humanidade podemos aprender sobre a rede inseparável que nos conecta?

Resposta: Para fazer isso, nós estreitamos a nossa conexão com o povo, com o mundo. Este reconhecimento vai se passado a eles através de nós. Conhecer o sistema geral significa conhecer a conexão entre todas as suas partes, e essa conexão é alcançada dedicando-se à disseminação.

Nós temos que entender as massas: a sua natureza, seu caráter e exigências, e disso adaptar a nossa abordagem a eles. Internamente, nós temos que agir como adultos brincando com crianças, com a clara intenção e conhecimento do que queremos alcançar com este jogo.

Pergunta: Será que temos de ensinar às pessoas as leis do sistema integral, além da importância das boas relações recíprocas com os outros?

Resposta: Isso é chamado de educação, e por isso, um educador difere de um professor. Um professor apresenta fatos, fórmulas, gráficos, etc., ele ensina aos alunos os resultados da investigação. Por outro lado, um educador trata os alunos de forma mais astuciosa, ambígua. Um educador tem duas partes, duas identidades, uma que desce ao nível do aluno, a fim de se conectar com ele, enquanto a outra identidade tem uma intenção clara, sabendo o que ele quer trazer ao aluno. O próprio educador é a terceira identidade, e ninguém sabe o seu nível. Isto significa que o papel de um educador é, por um lado, ver o nível do aluno, e por outro lado, saber o nível ao qual ele pode elevar o aluno e conectar os dois níveis, para ensiná-lo como passar de um nível para outro, e estimulá-lo a fazê-lo.

Um educador tem um papel especial e precisa de preparação especial para ficar na frente de uma plateia. Ele deve saber o que dar e o que ocultar, como jogar e como colocar diferentes máscaras, como às vezes fingir que não compreende e, às vezes, parecer estranho, perspicaz, etc.; com isso ele permite que o aluno passe por diferentes estados no que diz respeito a si, ao material, ao Criador, e ao mundo. Um “aluno” é alguém que está disposto a aceitar de forma madura todas essas formas do educador, sabendo que é tudo a seu favor. Por outro lado, um professor simplesmente ensina aos alunos diferentes leis.

Sobre a rede que conecta todos nós, é claro que explicamos as suas leis. Nós explicamos o mundo em que vivemos,a crise global que decorre do fato de que a natureza é global, e que portanto não há conexão mútua e interdependência entre todas as suas partes, e que o homem é a razão para tudo que está acontecendo, porque não está conectado à natureza, e que, a fim de resolver a crise temos que nos unir. Tudo isso, claro, é parte do nosso programa.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá08/04/12, Escritos doRabash