Seguindo os Passos dos Grandes Cabalistas

Pergunta: Quando você fala sobre a nossa intenção antes de ler o Zohar, você não usa a linguagem do Zohar ou do Sefirot.Você fala sobre sentimentos, mas o texto que foi escrito pelo rabino Aba de forma oculta não nos ajuda a sentir.

Resposta: Por um lado, isso é verdade. Por outro lado, quando estudamos sobre como Malchut se eleva a Bina e desce de lá, e como AHP sobe e desce, e como as almas se elevam, você pode sentir isso, embora seja sobre os atributos em níveis espirituais. Nós já temos alguma resposta emocional com palavras como o surgimento de Malchut a Bina, restrição, o pequeno estado (Katnut), o grande estado (Gadlut), Yenika, ou Ibur. Embora seja sobre as Sefirot, você ainda pode adicionar algum sentimento para isso, mesmo sem ter esses atributos ainda.

Todos esses sentimentos não são reais, até que cruzamos a Machsom (barreira). Não há nada que possamos fazer sobre isso.

No entanto, os estilos de escrita e as descrições de espiritualidade são muito diferentes. Veja como Ramchal e AGRA escreveram, e como eles são diferentes um do outro. Olhe para Baal HaSulam e Rambam. Rashi, que escreveu o comentário para o Tanakh inteiro, Peschat (simples), comentário, foi um grande cabalista. Veja como ele se expressa em linguagem atual, todos os dias que é claramente entendido por todos. Como ele se escondeu!

Você está perguntando porque Rabi Aba escreveu O Zohar de forma oculta, mas ele não escondeu nada. Diz que o rabino Aba sabia como revelar em segredo. Esta é a revelação na ocultação (MeguilatEster). Isso não significa que ele escreveu nada. Diz-se que Rabi Shimon falava sobre o que ele alcançou, o rabino Yossi e os outros discípulos ouviram e discutiram as revelações, e o rabino Aba ouviu todos e escreveu.

Não é uma questão de escrita manual. É sobre o quanto cada um deles vestiu-se na revelação coletiva que atingiu como um grupo, sobre o quanto cada um deles acrescentou esclarecimentos uma vez que cada um revelou a realização geral em seu próprio atributo pessoal. E é assim que eles eventualmente compõem para nós os degraus da escada que subimos e avançamos. Na verdade, isso é o que os autores do Zohar fizeram.

Existe o mundo do Infinito, e nós temos que começar a partir do nosso ponto da quebra, a partir do centro da esfera, do escuro. Então, onde estão todos os degraus da escada que temos que subir? É verdade que a Luz desceu de cima para baixo, juntamente com a criação dos mundos e os degraus da escada, e é o Criador que fez tudo isso.

No entanto, os autores do Zohar realizaram este processo de baixo para cima. Isto significa que eles escreveram o Zohar, como está escrito: “.. Escreveram sobre as tábuas do teu coração” Portanto, também pertencem ao nível dos pais, que se estende desde Adão até Abraão.

É como se eles tivessem aberto um caminho através da floresta para você. Eles andaram na sua frente e abriram o caminho para você. Eles colocaram cartazes e passos esculpidos nas encostas íngremes. Eles deixaram o meio para você facilitar o seu caminho. Isto é o que os autores do Zohar realmente fizeram..

Então você está seguindo seus passos e, de repente, um pensamento do rabino Yossi, Chiya Rabi, ou Rabi Aba cruza a sua mente. Você sente que eles estavam lá antes de você e o que eles fizeram em cada ponto.  Isto é o que chama-se “escrever um livro”.

[69833]
A partir da 2 ª parte da Lição Diária de Cabalá de 02/12/2012, o Zohar