Uma “Camisa” Altruísta Pelo Egoísmo

Pergunta: O que significa, “superar o egoísmo?” Como você faz isso: por meio de pensamentos?

Resposta: Superar significa trabalhar com o seu egoísmo de uma forma sensata. Quando você está sob a influência da sociedade e a sociedade parece estar ao seu lado, enquanto que o egoísmo está a sua esquerda, você se torna próximo da sociedade e fundi-se com ela enquanto você investisse nela, tanto quanto possível e tratando o egoísmo como algo que você deve usar para fazer uma pessoa, dar-lhe uma forma humana.

Esta é a diferença entre o nosso método e todos os outros métodos, que são baseados em destruição e supressão do egoísmo, a sua máxima ocultação de nivelamento. Mas não aqui! Aqui, ele é facilmente revelado. E já que é uma das duas forças da natureza, como eu revelo a segunda força, eu começo a ver de forma absolutamente objetiva como as duas forças podem ser usadas, e nem se aplica a mim!

Hoje eu me identifico com o meu egoísmo. Eu existo nele inseparavelmente. Mas aqui eu saio de fora e considero meu corpo, eu e os que me rodeiam objetivamente, eu separo cada pessoa de sua essência interior egoísta. Desta forma, eu começo a ver as pessoas, não necessariamente em sua matéria egoísta, mas fora de sua matéria egoísta, fora do seu egoísmo, fora da matéria, a forma como deve ser se fosse usar corretamente essas duas forças, a direita e a esquerda. A força da esquerda é o egoísmo, e a direita é o ambiente circundante, o que demonstra qualidades altruístas que são o oposto do egoísmo.

Pergunta: Eu não compreendo perfeitamente, qual é a linha certa?

Resposta: A linha direita é o poder. É a idéia de que eu preciso transformar minha linha esquerda: todos os meus desejos egoístas, intenções, tudo o que há. Vamos dizer que tenho 600 ou 800 deles, não importa, qualquer que seja o número torna-se revelado, até mesmo em 10 ou 20 desejos diferentes e pensamentos.

Sob a influência da sociedade e do meio ambiente, devo transformar todas as minhas qualidades egoístas, desejos e pensamentos, que são meu coração egoísta e a mente, em seu oposto: altruístas. É como colocar uma camisa altruísta sobre o egoísmo.

Pergunta: Vamos fazer um exemplo para deixar claro. Digamos que eu tenho um novo desejo –  cantar. Eu gosto de cantar, mas eu sou ruim nisso.

Resposta:. Isto não é egoísmo. Egoísmo é quando você deseja usar algo que vai machucar os outros, e supostamente irá beneficiá-lo. Mas, mesmo se usar o exemplo do canto, se você fosse cantar na frente de sua mãe que te ama, o seu cantar iria agradá-la, apesar da qualidade de sua voz e sua capacidade de transportar uma melodia. Se você fosse cantar fora, as pessoas poderiam não ficar muito contente em ouvi-lo. Assim, tudo depende do grau de participação, ligação de amor entre você e seus ouvintes.

Pergunta: Como transformar uma ação egoísta em seu oposto?

Resposta: Introduzir amor na conexão entre nós.

Imagine um cientista, por exemplo, um médico que operou uma pessoa que teve um problema com a sua voz, e o cirurgião deu ao paciente a capacidade de falar. Agora, esta pessoa, completamente fora de sintonia e chiado no peito, canta. Imagine o prazer que o médico está passando por ouvir os resultados de seu trabalho!

Aqui tudo depende da conexão entre as pessoas, e não na reprodução correta. Se suas ações estão fazendo os outros felizes, vá em frente. Todas as portas estão abertas diante de você.

A principal coisa é ter uma conexão adequada com os outros quando você percebe uns aos outros com amor. Então o seu novo relacionamento está no comando. Você começa a entender perfeitamente e instintivamente, quais qualidades que você pode usar. Assim como antes queria instintivamente e abertamente usar o egoísmo para seu benefício, agora você abertamente e sinceramente o usa no sentido oposto.

Da “Palestra sobre Educação Integral” # 7, 14/12/11

Material Relacionado:
A Verdade Está Na Conexão Entre Nós
O Amor Conquista Tudo
O Mal Vestido Em Bondade