Um Jogo Que se Transforma em Vida

A natureza nos desenvolve gradualmente, em etapas. Cada vez, em cada etapa, através de cada geração, podemos adquirir mais e mais razão e sentimento, passamos a conhecer a natureza e a criação, elevar-se acima de tudo, e aprender a perceber, a dominar …. E, evidentemente, no final de seu desenvolvimento, o homem de fato atinge o mais alto nível de realidade.

Neste caso, vamos dar uma olhada no que nos ajuda a desenvolver, que forças nos operam.

Vamos examinar o quadro como um todo através de um exemplo particular de uma criança. Na ausência de fatores externos humanos, ele ou ela irá desenvolver-se como um animal sob a influência de seus impulsos naturais e necessidades. Neste caso, uma criança não vai amadurecer ao nível das coisas que a humanidade criou para ela. Se ela não é colocada em uma sociedade de pares, não saberá como se comportar com outras pessoas, como se conectar, jogar e se comunicar com elas, como usá-las, ajudá-las, e procurar a sua ajuda.

Por outro lado, se organizarmos um ambiente para ela: um jardim de infância, uma escola, os educadores, e os jogos, se os pais constantemente tentarem desenvolvê-la por meio de estímulos externos que irá chamá-la pela frente em vez de impulsos naturais que a empurram por trás, seu crescimento vai acelerar muito. Pode ser ensinado a ela música, desenho, escultura, dança, informática, e muitas outras coisas desde que nós fornecemos  a ela esses meios do exterior.

Assim, existem duas forças de desenvolvimento: Um empurra na parte de trás, naturalmente, e a outra puxa a partir da frente através dos meios de um ambiente adequado.

Talvez o mesmo princípio nos diz respeito também? Após milhares de anos, finalmente, entendemos que precisamos nos desenvolver como uma fruta em uma árvore, de maus estados para os bons. Por isso, vamos organizar um ambiente para nós mesmos que nos atraia para a frente. Em seguida, iremos passar as fases restantes de forma rápida e confortavel, sem receber golpes dolorosos por trás. Vamos aproveitar os jogos de desenvolvimento, explicações inteligentes e outros meios maravilhosos, cuja influência será gentil e agradável.

Hoje, depois de já ter descoberto os dois modos do nosso desenvolvimento, acabamos em um estado verdadeiramente trágico e confrontamos a crise global . A humanidade não sabe como cuidar de si mesma.

Assemelha-se a uma criança perdida impotente que fica no meio de uma sala, sentindo que ela foi abandonada por todos. A crise engole todas as esferas: família, educação, cultura, relações entre pais e filhos, drogas, divórcios, a ciência, e sistemas mais importantes, econômicos e financeiros. Além disso, estamos experimentando uma crise ecológica, não temos  absolutamente nenhuma idéia das grandes catástrofes que irão cair sobre nós no futuro próximo.

Somos capazes de trazer tudo para a ordem? Será que somos capazes de desenvolver o mais confortavelmente e mais rápido possível? Vemos que isso depende do meio ambiente. Vemos também que nós podemos realmente organizar um ambiente para nós mesmos que vai acelerar o nosso desenvolvimento.
Milhares de anos se passaram antes de nós inventarmos muitas ferramentas diferentes para uma criança: Jogos, computadores, música, danças, atividades de vários tipos, e piscinas … . Afinal de contas, tivemos que primeiro entender se tudo isso realmente vale a pena. Talvez precisamos implementar o mesmo esquema também para a sociedade humana?

Nós já sabemos que para acelerar o desenvolvimento, precisamos de meios especiais. Por exemplo, para chocar ovos de galinha, não esperamos que uma galinha sente-se sobre eles, mas sim incubamos os ovos e, assim, fornecemos a quantidade necessária de frangos e ovos sem esperar favores da natureza.

Acontece que o nosso problema como um todo está só na aquisição de uma compreensão sobre os meios através dos quais uma pessoa moderna pode ser desenvolvida. Nós também podemos ver graças a solução para a crise moderna, global integral.

Por um lado, isso abrange o mundo inteiro, mas por outro lado, este estado ameaçador, essencialmente, demonstra uma falta de nosso desenvolvimento. Hoje estamos descobrindo que somos completamente e totalmente dependentes uns dos outros. Todos os tipos de buscas ilustram isso. E, essencialmente, a nossa incapacidade de unir é a fonte de todos os problemas. Nós fazemos nossa própria vida mais difícil e insegura, nós introduzimos o medo e as limitações nele. Algo está interferindo na nossa unificação correta. No entanto, através da unificação entre nós mesmos, eliminaríamos a maioria dos desastres.

Além disso, podemos confirmar isso dando uma olhada no caminho do desenvolvimento já sofrido. A cada mudança das gerações, a população da terra cresceu, a educação melhorou, e nós assistimos ao desenvolvimento da cultura, indústria, cooperação, colaboração mútua dependência, e assim por diante.

Mas, agora, nós dependemos uns dos outros não nas coisas que dizem respeito ao nosso salário, renda, sistema bancário e de negócios. Nós dependemos uns dos outros no fator humano: Nós não somos capazes de estabelecer uma conexão, e sua falta é que nos impede de trazer segurança para as nossas vidas. Somos parecidos aos cônjuges que não se dão bem dentro de suas quatro paredes. Exceto que não podem divorciar-se porque, por assim dizer, não temos um planeta extra.

Assim, a experiência e a pesquisa indicam que a forma mais desejável do nosso desenvolvimento é a unificação, assim como um par de pombinhos. Se a humanidade encontrasse uma maneira de unir-se, ela alcançaria a felicidade.

Assim é claro o que precisamos fazer: precisamos criar um ambiente para nós mesmos que nos eduque como unir-se corretamente. Assim seremos como um sábio menino que, sabendo do que ele precisa para crescer corretamente, constrói um ambiente correspondente para si mesmo. Por exemplo, ele se aproxima dos seus vizinhos e diz: “Eu lhe darei dinheiro assim que você começar a se unir demonstrativamente com os outros e mostrar a sua unidade comigo. Puxe-me à sua unidade, incorpore-a como atores que estão executando uma peça sobre uma vida feliz. Eu sei que esses exemplos vão me ajudar a crescer de uma forma boa e correta. Desta forma, com a sua ajuda, quero me libertar da situação atual.

“Outro exemplo: Eu não me importaria em estudar música, mas por outro lado, eu não tenho um desejo ardente por ela. Eu preciso de uma “locomotiva”, um ambiente que vai me puxar para frente, guiando-me com perspectivas brilhantes no caminho escolhido. Então eu vou chegar aos músicos e pagá-los para que eles venham para meus encontros, toquem sua música, falem sobre, ou componham alguma coisa enquanto eu estiver por perto. Tudo o que me impressiona, eu entendo que a música é uma arte sublime, muito profunda e significativa. Mesmo pagando para eles, a “harmonia das esferas”, no entanto, me encanta.

Desta forma, o ambiente me ajuda a desenvolver através de um tipo de caminho. Mesmo que os meios pareçam falsos, o resultado é muito real.

A coisa mais importante aqui é a sociedade. Eu posso criar a sociedade por mim mesmo, mas, sem dúvida, ela também pode ser formada por mim, por pessoas sábias que sabem como usar este recurso. O mundo tem muitos cientistas e especialistas que estão muito bem informados sobre o desenvolvimento humano, só precisamos ajudá-los e ouvir o que eles estão dizendo.

E todos eles dizem a mesma coisa: Nós devemos nos cercar de uma sociedade que irá exercer uma influência correta sobre todos nós.

Então vamos definir um rumo correto e vamos pôr um caminho de desenvolvimento incrementado. Vamos “amadurecer” diante de nós mesmos, dos infortúnios e misérias que vão nos forçar a fazê-lo, através da pressão por trás. Ou, colocando de forma diferente, vamos chocar dentro de nossa “incubadora” e nascer para uma vida em um mundo novo e maravilhoso.

[66153]
Do KabTV,  “Uma Nova Vida” Episódio 2, 12/28/11