Chimpanzés podem amar, e as pessoas?

Não é por acaso que a sociedade humana cada vez mais está comprimida, fechada e homogênea. Aparentemente, este é um processo natural programado em nosso desenvolvimento. Podemos observar isso de lado, estudá-lo, e analisá-lo, mas isso é um fato. Não importa se gostamos ou não, mas há um certo processo de desenvolvimento da nossa natureza que temos que sofrer, e essas formas devem ser reveladas.

Portanto, não temos escolha, obviamente, temos que construir uma sociedade mais conectada, a sociedade amigável e acolhedora com base no apoio mútuo e de participação. Todas as fontes antigas, religiões e crenças dizem que, no final, temos de vir a amar.

As pessoas que vivem na natureza, longe das pessoas, dizem a mesma coisa. Elas sentem o amor que vem da natureza e sua preocupação com tudo o que está contido nela. E nós, nos relacionamos egoisticamente, vendo através da nossa própria perspectiva egoísta, não percebemos esse amor.

Certa vez, conversei com Jane Goodall, que viveu na selva por cerca de 17 anos entre os chimpazés. Ela recebeu o Prêmio Nobel por sua pesquisa. Perguntei-lhe qual a coisa mais importante que ela aprendeu com a sensação de viver entre os chimpanzés na selva onde não havia outros seres humanos, e se eles estavam prontos para aceitá-la como um dos seus. E ela respondeu: “O amor, é o que eu sentia entre eles. Embora eles estivessem sempre tentando resolver os problemas e parecessem gritar, mas isso é apenas para despertar o amor. E comecei a descobrir a mesma coisa nas árvores, floresta, céu, terra …. “Dra.Jane Goodall e Dr. Michael Laitman, Arosa Forum, Suíça

Ela fez essa descoberta, embora ela não tenha um caráter sentimental. Uma pessoa, que chega de uma selva de concreto EUA e vive por tantos anos na selva, lentamente revelou que toda a natureza está repleta de amor.

E aqui nós realmente estamos enfrentando um problema enorme. Todas as religiões, crenças e diversas práticas espirituais falam de uma só voz que o ser humano deve alcançar a unidade universal, se não amar, pelo menos, boas relações, sem a qual a humanidade simplesmente não pode continuar a existir.

Para isso, passamos por esse processo a fim de sentir a necessidade de querer vir para amar, para desenvolver novos relacionamentos. É impossível forçar uma pessoa a amar! Eu posso pagar dinheiro para comprar qualquer coisa, exceto o amor. É possível comprar uma atitude educada por dinheiro, mas o amor é um sentimento muito especial, separado de todas as outras emoções humanas!

Por exemplo, eu sinto que você se tornou importante para mim, porque através de você que eu aprendo a entender e alcançar algo de novo na vida. Você se torna caro para mim, tanto quanto o assunto que eu quero chegar com a sua ajuda. Assim, um bom relacionamento é construído entre nós.

Podemos entrar em tais relações uns com os outros quando precisamos estabelecer a confiança. Porque eu preciso de você e você precisa de mim, não há confiança entre nós, na medida em que posso confiar em você. Mas se, de repente, alguém vem e paga mais e traz mais conteúdo e prazer, toda a sua confiança e lealdade desaparecem.

Por isso, nos encontramos em uma situação incomum. Nosso desenvolvimento nos leva a sentir que dependemos uns dos outros e somos obrigados a estabelecer boas relações com o outro, na medida em que nós devemos amar uns aos outros! Caso contrário, não teremos a confiança correta que é necessária para alcançar uma boa vida hoje.

[68431]

Da série de TV “Uma Nova Vida” Episódio # 6,  3/1/12