A Impotência De Bilionários E Governos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Um milionário russo proclamou que se uma pessoa quer viver de forma adequada, ao invés de trabalhar oito horas por dia ela deve trabalhar doze horas. Então, as pessoas que têm o poder e os recursos estão indo numa direção completamente diferente.

Resposta: Os donos de empresas não poderão mais fazer isso porque eles não serão capazes de vender bens produzidos por trabalhadores que estão envolvidos na fabricação por doze ou até oito horas diárias. Ninguém vai comprar isso! Há uma crise, as pessoas vão para as ruas e o poder de compra está caindo. Elas estarão despedindo pessoas e não expandirão ainda mais suas operações. Não há e não haverá necessidade disso.

Pergunta: O que acabará obrigando uma pessoa a pagar pelos cursos de educação integral?

Resposta: O governo deve fazer isso. Nós teremos que trabalhar apenas para prover a nós mesmos todas as necessidades, e tudo o resto vai ter que ser direcionado à educação, para subir ao próximo nível. Esta é uma lei da natureza.

Olhe para o que está acontecendo nos países árabes. Cem mil pessoas estão marchando nas ruas e o governo não pode fazer nada. O farão esses governos? Eles não têm mesmo para onde fugir; eles estão mortos nesse exato momento. Mesmo um bilionário, para onde ele vai correr? Neste momento, existem não há um lugar no mundo para onde se possa fugir. Todas as transações, bancos e empresas, tudo está em aberto. Hoje, qualquer pessoa está diante de todos como que nua. Todo mundo vê tudo, tudo é fotografado em todos os lugares: não é mais do jeito que costumava ser.

Suponha que você vai escapar para algum lugar na tundra, vai viver com uma velhinha de alguma pequena cabana. É este o seu futuro? Eis a questão.

Olhe para todos os governantes dos países árabes. Eles têm exércitos, dinheiro e poder, tudo. E onde eles acabam? E por causa de quê? Quantas pessoas estão indo para as ruas? Eles não podem mais acabar com elas, porque surgiu um tempo diferente. Os governos não têm a capacidade de fazer o que quiserem, mesmo com a ajuda do exército e da polícia secreta. É impossível!

E como foi que a União Soviética desmoronou? Isto é completamente incompreensível. Onde está o exército, a KGB e as enormes massas de pessoas que estavam engajadas na preservação do regime? Subitamente, ele se foi. De alguma forma, não está claro como, ele desapareceu. Quem é o culpado? Ninguém, só o tempo e o desenvolvimento da sociedade.

E a mesma coisa aqui. Espera-se que no próximo ano cerca de 500 milhões de empregos sejam eliminados. Você entende a quantidade de pessoas que isso corresponde ao redor do mundo? Elas simplesmente forçarão seus governos a desencadear uma guerra nuclear, porque não restará outro caminho.

Nós precisamos explicar a esses milhões o que a natureza está exigindo de nós. Nós precisamos dar-lhes necessidades, enquanto eles receberão a satisfação da educação integral. É simplesmente uma necessidade que decorre das leis objetivas da natureza.

Pergunta: Então, nos grupos de educação integral, nós podemos discutir o que está acontecendo nos países árabes, ou não?

Resposta: Não só nos países árabes, mas em todos os lugares. Nós podemos trazer esses eventos como exemplos: olhe como isso não está ajudando, veja o que está acontecendo com os ditadores, com a supressão das pessoas. E o que poderia acontecer com os outros? Berlusconi já saiu. O que vai acontecer na Espanha? Em todos os países? Daí a conclusão de que, em seu conjunto, o número de pessoas descontentes está crescendo, mesmo que vivam no desemprego.

Nos EUA de hoje, até 50% das pessoas fazem filas por almoços grátis. Você entende o que é isso? São quase 400 milhões de pessoas, metade das quais não pode consegue se alimentar até o final do mês. Há problemas com ajuda financeira, com cuidados de saúde, com tudo. Tudo está mal. É impossível continuar apenas imprimindo dinheiro.

Logo isso vai ressoar na China, porque a China é um fabricante de bens. Quem vai comprá-los agora nos EUA, que é o seu principal mercado?Literalmente, todos os países são atraídos para este processo, e em todos os países muito da força de trabalho está sendo abandonado.

Você consegue imaginar se 100 a 200 milhões forem demitidos na China? Hoje eles estão vivendo em cidades com populações na casa dos milhões. Você não será capaz de levá-los de volta às aldeias. Você não pode voltar a transformá-los em camponeses iletrados, satisfeitos com uma xícara de arroz por dia. Na China, numa única fábrica até 50 mil pessoas estão trabalhando fora. Este é um problema terrível.

Não há outra escolha. Para evitar o desencadeamento de guerras e a destruição do “excesso” de pessoas, nós precisamos mostrar que a educação integral está em harmonia com a natureza e que justamente esta é a nossa salvação e o caminho correto. Mesmo depois de uma guerra você permanecerá em ruína e terá que fazer a mesma coisa, só que agora o sofrimento irá incitar você a isso.

Portanto, nós precisamos revelar e mostrar toda essa imagem às pessoas.

Da “Discussão Sobre Educação Integral” # 8, 14/12/11