Um Grama De Desejo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos pedir o desejo de doar, se a nossa natureza é o desejo de receber que só quer ser satisfeito?

Resposta: Esse é exatamente todo o nosso trabalho. Nós devemos entender que a satisfação está sempre lá e isso nunca muda. Ela não é transferida a nós, não devido a alguma ação por parte do Criador. Tudo já está dentro de mim, e eu só tenho que descobrir os desejos adequados para a revelação da satisfação.

Essa satisfação é a doação. O Criador quer nos dar o atributo de doação que nos preencherá da mesma forma que O preenche.

O Criador criou o desejo de receber “a partir da ausência”, mas é apenas “um grama” de desejo. Exceto por esse um grama, não há mais desejo de receber. Tudo o resto se desenvolve dentro dele sob a influência da Luz, a força de doação. Assim, quando a criatura sente a satisfação em sua quarta e última fase de desenvolvimento, ela é preenchida com a atitude do Criador em relação a ela. Em seguida, ela se limita porque sente vergonha…

A criatura não obtem satisfação maior do que um grama dentro do desejo de receber. Isso ocorre porque dentro do desejo de receber, há somente um grama. Todas as outras coisas nele são adicionadas graças ao atributo de doação.

O atributo de doação transforma o desejo de receber, que quer satisfazer a si mesmo, em um desejo de satisfazer os outros. Este atributo da doação é a única adição à “existência a partir da ausência”. Portanto, tudo depende e é medido em relação ao atributo de doação, em relação ao Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/01/12, Escritos do Rabash