Sinergética: A Ciência Das Leis Do Caos

Opinião: (Nikolay E. Ablesimov, de neablesimov.narod.ru): “Uma das principais características no desenvolvimento das ciências modernas é o desejo pela integração, combinação de métodos de várias ciências, e o estabelecimento de leis gerais.

“A ordem em qualquer sistema pode estar tanto em equilíbrio como em desequilíbrio. No caso anterior, os parâmetros do sistema são idênticos ao ambinte. No último caso, os parâmetros são diferentes. Os sistemas económicos e sociais são também descritos através de parâmetros.

“A ordem equilibrada é mais estável, e a resistência a distúrbios é inerente à sua natureza. A capacidade de voltar ao seu estado original é a propriedade dos sistemas de auto-regulação.

“A ordem desequilibrada é de uma origem artificial e existe apenas devido à aplicação de energia externa. De facto, o desequilíbrio dos sistemas e dos ambientes provoca fluxos de matéria e energia; para manter a ordem, perdas têm de ser compensadas de fora. Se o fornecimento de energia é parado, o sistema chegará ao equilíbrio.

“Na Física, uma tendência em direcção ao equilíbrio é conhecida como o princípio da menor acção, na biologia como a lei da sobrevivência, e na economia como a lei de oferta e procura. A sua essência é tal que o sistema tende a mudar dessa forma para minimizar distúrbios exteriores e para fugir de mudanças com as menores perdas. Todos os princípios sugeridos costumavam governar a estabilidade dos fenómenos e pertencer à organização.

“Processos auto-regulados são estudados na “sinergética”, a teoria da acção colectiva. Se a cibernética estuda a sustentabilidade do uso do feedback negativo, e uma teoria geral dos sistemas, os princípios da sua organização (discretos, hierárquicos, e por aí fora), a sinergética estuda o desequilíbrio e instabilidade como estados naturais, assim como os seus desenvolvimentos múltiplos e ambíguos.

“A sinergética estuda o mundo desequilibrado na incerteza e na natureza alternativa do seu desenvolvimento, no caos no qual a ordem futura aparece.

“Há uma multiplicidade de caminhos de desenvolvimento vindo do estado atual do sistema (o ponto de bifurcação). Então, todos eles convergem no próximo estado estável (o ponto atractor).

“A sinergética estuda as propriedades de divergência e convergência, bifurcação e atractores, padrões de desenvolvimento de sistemas abertos auto-regulados, e transições do caos para a ordem e da ordem para o caos”.