Lições Sobre Um Novo Mundo: 80% No Banco Escolar

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quem vai estudar nos cursos de educação integral: só aqueles que ficam sem trabalho ou todos?

Resposta: Eu acho que o número de desempregados será muito elevado. E já que estamos falando em corrigir a sociedade, nós temos que atrair não apenas as pessoas que perderam seus empregos, mas também donas de casa, aposentados e, em geral, as pessoas que não trabalham. Acontece que pelo menos 80% da população estará pronta para este curso.

E se no dia seguinte, a pessoa encontra um emprego ou renda, isso não significa que ela deva deixar o curso. Nós acreditamos que concluir o curso de educação integral será responsabilidade de todos, e as pe ssoas precisam dividir o trabalho entre si para passar apenas algumas horas por dia no trabalho.

Estas são grandes mudanças em relação a abordagem convencional, mas nós não as introduzimos por conta própria; a crise o faz, deixando-nos sem escolha. Eu acho que isso demoraria não mais quum ano.

Pergunta: O que vai acontecer no período transitório, quando ainda não tivermos chegado a dividir o trabalho entre nós e trabalharmos várias horas por dia, e quando as pessoas não desistiram da esperança de retornar ao estado anterior?

Resposta: Eu acho que uma elevada percentagem de desemprego vai levar à agitação, impotência do governo e perda de direção. Isso causará um estado de anarquia completa, e não haverá outra escolha senão adotar tal quadro. Isso acontecerá muito rapidamente; caso contrário, chegaremos a um completo colapso de toda a sociedade e uma guerra mundial.

Como o governo agora não pode assumir o controle dos sistemas econômicos, eles não serão capazes de governar nada. Se milhões forem às ruas, nem o exército e nem qualquer outra força será capaz de detê-los. O governo não vai saber o que fazer. Todo mundo viu o que aconteceu na Síria e no Egito.

Cada país terá que levar em conta seu contexto local e o caráter nacional. Por exemplo, não seria tão fácil fazer as pessoas ir à escola na Grécia como na Alemanha. Os alemães vão estudar tão diligentemente quanto eles trabalham hoje. Mas em países como a Grécia, será necessário atrair as pessoas por algum tipo de compensação.

O problema de todos os países europeus é o envelhecimento da população, vivendo entre a casa, o café e pequenas viagens. Todo lugar precisa de um programa, adaptado às condições locais.

De “Lições Sobre um Novo Mundo” 01/12/11