Comentários Sobre O Livro, Os Próximos 100 Anos

Dr. Michael LaitmanEu fui convidado a expressar minha opinião sobre o livro de George Friedman, Os Próximos 100 Anos: Uma Previsão para o Século XXI (tradução livre).

Meu comentário: O livro é escrito de forma leve, para o público em geral. O livro inteiro é baseado na suposição de que o mundo não muda e que a natureza não tem qualquer programa ou meta de levar a humanidade à união, pela força ou consciência. É por isso que tudo se resume aos pensamentos “mecânicos” de como manter a superioridade dos EUA neste mundo predatório.

É impossível discutir com isso, porque é baseado na suposição do autor de que o mundo é governado pelo poder do homem. Mas se o nosso mundo se desenvolve de acordo com as leis da equivalência da humanidade com o universo inteiro, em todos os seus níveis, então a lei do desenvolvimento social nos levará a uma sociedade da garantia mútua. Isto acontecerá em um dos dois cenários:

  • Em desacordo com a necessidade de correção humana – através da terceira e quarta guerras mundiais;
  • Percebendo-se que não há alternativa, e que as guerras não resolverão nada; que é necessário se unir conscientemente, de modo a satisfazer a lei da natureza de uma maneira boa e fazê-lo para o nosso próprio bem-estar, de forma rápida e sem derramamento de sangue.

O segundo método é proposto pela Cabalá.