A ONU Alerta Sobre Outra Crise Econômica Global

Dr. Michael LaitmanRelatório (Breve Resumo Mensal da Situação e Perpectiva Econômica Mundial, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA) da ONU): “A economia mundial está à beira de outra grande recessão. O crescimento da produção já diminuiu consideravelmente para uma estimativa de 2,8 por cento em 2011. Com base em premissas relativamente otimistas, a ONU prevê um produto mundial bruto (WGP) crescimento de 2,6 por cento para 2012 e 3,2 por cento para 2013. Se a crise da dívida soberana européia fugir do controle e a fraqueza da economia dos Estados Unidos interagir para criar uma espiral descendente, a economia mundial pode mergulhar numa recessão dupla. Por outro lado, a coordenação política que aumenta, agrega demanda e mais diretamente ataca o desemprego, podendo melhorar as perspectivas de crescimento econômico”.

Meu comentário: Quem disse que a taxa de crescimento econômico é uma indicação de uma crise? Quanto mais ela tem para crescer? O crescimento tem que ser qualitativo e não quantitativo! É necessário parar de produzir, vender, comprar e descartar sem pensar, simplesmente para produzir, vender, comprar e descartar mais uma vez. É preciso regular a economia do planeta para produzir o que for necessário para satisfazer a todos, e não mais do que isso.

Nós devemos deixar de considerar o aumento na taxa de produção como crescimento; em vez disso, crescimento é nossa capacidade de satisfazer as necessidades de todos por alimentos, remédios, calor, segurança e habitação. Nós precisamos libertar as pessoas do trabalho desnecessário e prejudicial e obriga-las a dedicar o tempo livre para aprender sobre a integração, as novas regras da comunidade mundial: a garantia mútua. Caso contrário, teremos que enfrentar não uma segunda, mas uma crise sem fim até que ficarmos espertos.