O Que É Uma “Elevação” Espiritual?

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, Parte 1,Tabela de Perguntas e Respostas para o Significado das Palavras“: Questão 26: O que significa “elevação”? A Hishtavut ha Tzura (equivalência de forma) do inferior com o superior é uma “elevação”.

Não há subida ou descida, nem movimentos para a direita ou esquerda. Tudo isso é avaliado apenas em relação às qualidades, e nós estamos falando de sua transformação, de alcançar a equivalência de qualidades do inferior e do superior.

No entanto, o que acontece quando o inferior “sobe” em direção ao superior e torna-se o mesmo? Ele desaparece completamente e se transforma no superior, ou o inferior existe próximo ao superior?

Cada um fica com seus desejos, aspirações e qualidades naturais, que não mudam. A matéria do desejo de receber permanece inalterada. Diz-se: “A forma dos seus rostos difere, suas almas também diferem”. Nada muda na pessoa além da intenção com que ela usa todos os seus desejos e qualidades.

Se nós somos iguais em nossas intenções, no nível e força delas, então isso significa que nós estamos no mesmo nível. Se um é menor e o outro é maior, isso significa que as intenções de uma pessoa são ainda mais fracas do que as intenções da outra.

O inferior está se elevando em direção ao superior, “tornando-se como Ele”, mas não Ele mesmo. Obviamente, a diferença entre eles permanece.

Quando eu subo em direção ao Criador através dos 125 degraus da escada de equivalência de forma, eu O sinto em cada degrau, mesmo no menor deles, e me torno ligado a Ele de alguma forma. A cada novo degrau, eu me conecto com Ele e O conheco cada vez mais. No entanto, o Criador e a criatura permanecem, assim como a conexão entre eles, a Dvekut (adesão): um não desaparece dentro do outro.

Assim, uma “elevação” é a equiparação em termos de qualidades do inferior para com o superior. Eles são equivalentes só em termos de sua forma de doação, enquanto cada um permanece com suas qualidades naturais.

Da 3ª da Lição Diária de Cabalá 22/06/11, Talmud Eser Sefirot