Aquela Evasiva “Fé Acima Da Razão”

Dr. Michael LaitmanShamati # 13, “Uma Romã”: A medida do preenchimento é o máximo que se pode ir além da razão, e isso é chamado Romemut.

Só há vazio em um lugar onde não há existência, como está escrito: “suspende a terra sobre o nada”. Então, qual é a medida do preenchimento do espaço vazio? A resposta é, de acordo com sua elevação acima da razão.

Isso significa que o vazio deve ser preenchido com elevação, ou seja, acima da razão, e pedir ao Criador para dar-lhe essa força. Isso significa que todo o vazio foi criado, ou seja, que a pessoa deve sentir que está vazia, apenas para ser preenchida com a Romemut [grandeza] do Criador. Em outras palavras, devemos considerar tudo acima da razão.

Não sabemos o que é “fé acima da razão”. É uma separação total de todos os nossos cálculos. Lembro-me de como, três ou quatro meses depois de começar a estudar com o Rabash, perguntei a ele: “O que é a fé acima da razão, já que está escrito que uma pessoa deve estar sempre nela?” Naquela época, até escrevi na mão que não deveria esquecer de pensar na fé acima da razão, embora eu não soubesse o que era. Enquanto estava sentado no carro ao volante ao lado do Rabash, olhei para o que estava escrito em minha mão e perguntei a ele: Qual é o significado desse conceito?

Em resposta, ele me deu um exemplo que é, certamente, limitado pelas fronteiras deste mundo: suponha que um amigo tomasse emprestado mil dólares de você e depois lhe devolvesse o envelope como se tivesse a soma inteira dentro. Mas você encontra apenas um dólar dentro. Seu amigo diz que há mil dólares dentro, mas de acordo com seus cálculos, há apenas um. Onde estão os outros $ 999?

É quando você pode avançar pela fé acima da razão. Ou seja, você obtém tal correção (em vez de apenas perdoar a dívida do seu amigo!) que percebe esse dólar como se tivesse recebido mil em vez de um, como se o amigo devolvesse tudo para você.

Mas como você percebe os $ 999 que estão faltando? Isso é chamado de força da fé acima da razão. É impossível entender o que isso significa com antecedência. Somente quando essa força se revela dentro de nós como resultado de nossos esforços internos, dentro de nossos desejos, quando mudamos, vemos que podemos realmente compensar o conhecimento com fé, e essa fé é doação em vez de recepção.

De qualquer forma, isso permanecerá obscuro até que a pessoa realmente adquira essa qualidade.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/04/11, Shamati