A Compensação Espiritual Como Garantia Para O Sucesso

Dr. Michael LaitmanPergunta: Pode ser que a própria estrutura social possa tornar-se um dos obstáculos no caminho de progressão na escada espiritual?

Resposta: Por outras palavras, como posso mover-me do mundo egoista para o espiritual com um consumo equilibrado? Este é um processo de várias camadas. Agora mesmo enfrentamos a primeira delas, quando a humanidade começa a perceber que tem de restringir-se porque as riquezas dos recursos naturais e a natureza em geral não pertencem a indivíduos ou estados.

Mas para sete biliões de pessoas existirem na Terra e não se “comerem umas as outras”, devemos atingir equilíbrio não só entre nós, mas também entre nós e a natureza. Isto está já claro para toda a gente com bom senso. O problema é em como transitar para tal.

A transição tal e qual é essencialmente egoísta. Poderemos ser capazes de ajudá-los com isso, mas penso que esta transição irá ocorrer como ocorreu já em muitos paises. Você viu como um milhão de pessoas vieram à rua e mudaram o ambiente, a sociedade, e o governo?

Ainda estamos para testemunhar como os imigrantes irão encher a Europa e engolí-la completamente. Você pensa que os Estados Unidos está assim tão longe da África ou da América do Sul? De maneira nenhuma. E uma vez que a natureza nos força ao equilíbrio entre uns e outros e com ela própria, não temos escolha. A natureza trabalha em direcção à homeostase, e não é da nossa responsabilidade.

Até agora, isso não se relaciona com a correcção espiritual, e este mesmo processo é necessário para nós existirmos. Se eu não quiser temer que o meu vizinho possa vir me matar, é benéfico partilhar a minha riqueza fora da necessidade.

A esperança de que as armas e a força que os países desenvolvidos possuem vão ajudá-los é ilusória. Roma, que foi ainda mais poderosa, também caiu. A questão é: Como podemos transitar para a próxima etapa quando descobrimos que somos incapazes de distribuir a riqueza de forma justa como a natureza dita? Como vamos compensar o homem, para que seus desejos egoístas fiquem maiores, mais poderosos e mais ricos? Com o que é que o sustentaremos? Afinal de contas, as pessoas não conseguem ficar no nível animal da evolução, uma vez que o nosso ego continua a crescer e irá exigir cada vez mais.

A Humanidade não tem solução para esse tema: Que compensação podemos oferecer àquelas que irão perceber a necessidade de uma distribuição justa? O que é lhes irá satisfazer o ego? Se querermos que todos continuem como animais, ser os mesmos, destruímos assim o homem, porque o nível “humano” está acima do “animal” em cada um de nós. Tem de haver compensação espiritual, e apenas a sabedoria da Cabalá pode fornecê-la.

Mas todos sabemos que 90 anos atrás, na Rússia, eles queriam atingir o mesmo fazendo uma revolução. Mas como resultado, uma pessoa normal não foi compensada por isso. Porque é que ela deve ser compensada com o típico apartamento, salário médio que lhe permite uma aposentadoria, e um tempo normal de férias? Porque deve ela ser igual aos outros e ser feliz apenas com o que tem?

Por enquanto, avançamos de acordo com o programa da natureza, de forma a presentear gradualmente a humanidade no degrau em que perceberá que não tem outra opção: ela tem de chegar a uma distribuição relativamente igual. Assim, se não oferecermos uma compensação espiritual ao homem, não seremos capazes de implementar a lei de equilíbrio com a natureza. Para fazer isso precisaremos do conhecimento da sabedoria da Cabalá.

Da Lição 5, Convenção NÓS!, 02/4/11