Esta Insuportável Vida Conjunta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você diz que um casal tem de “brincar” de ser uma família corrigida. Mas o que devem eles fazer se o mal é revelado entre os cônjuges continuamente, se eles brigam regularmente, não se respeitam um ao outro, e não se entendem?

Resposta: Infelizmente, nenhum de nós recebeu a educação necessária e não estamos preparados para uma vida familiar. Temos de educar um homem e uma mulher de forma que lhes ensine a estabelecer a interligação correcta entre eles e com os seus filhos.

É este o problema do desenvolvimento egoísta: cada pessoa pensa que sabe o que faz. Ninguém prepara a pessoa para a vida. Em vez de educar uma pessoa, nós vagamente lhe ensinamos algum tipo de profissão. É por isso que a crise moderna é tão profunda.

As crises familiares tornaram-se insuportáveis. O mundo inteiro tem estado imerso num desespero universal e total, a partir das tentativas das famílias viverem juntas. E enquanto isto ocorre nós não admitimos que a unidade familiar é a base de toda a vida. Sem ela, a vida não continuará.

O Homem tem de procurar pela resposta, e a resposta é: “Marido e mulher, e a Shechina entre eles”. Temos de perceber que o desenvolvimento egoísta nos trouxe a uma rua sem saída: nós não nos suportamos mais uns aos outros. Apenas a importância do objectivo pode ajudar-nos, e podemos alcançar esse objectivo apenas se tivermos a família corrigida, que dará aos seus filhos a educação correcta. Apenas nesta condição adquirimos similaridade com a natureza ou o Criador. Então revelamo-Lo, unimo-nos com Ele, e alcançamos a vida eterna no nível espiritual.

Apenas o objectivo espiritual irá obrigar a pessoa a criar a família correcta, a ter filhos e a relação correcta entre os cônjuges.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 8/3/11, sobre as Mulheres