Viajando Do Estado Dos Liliputianos Para O Estado De “Gulliver”

Dr. Michael LaitmanUma pergunta que recebi: O que é a “garantia mútua?

Minha Resposta: Ontem, durante a “Lição para as Crianças” eu dei o seguinte exemplo: cada pessoa possui uma força egoísta muito pequena. Nós não podemos alcançar o mundo espiritual com ela, porque a espiritualidade implica doação total. O mundo espiritual existe um nível acima do nosso mundo, o que significa que temos que ser mais fortes um nível a mais do que o atual.

Como nós podemos transformar uma força pequena e egoísta numa força grande e doadora? Unindo-nos! Nós precisamos nos unir na forma da garantia mútua, ou seja, unir-nos anulando todas as fronteiras. Como?

Suponha que existam 50 pessoas com diferentes graus de estatura. Se todos se juntarem na menor estatura, ela se torna um gigante, sua altura atinge 60 metros e o peso de 2.000 quilos. E o que acontecerá se todos se juntarem na maior delas, que é mais alta que todo mundo? O resultado será o mesmo: Haverá um gigante de 60 metros e 2000 quilos. Em outras palavras, não há maiores ou menores na interconexão mútua; pelo contrário, todos se tornam iguais.

Nesse caso, quando eles entrarão no mundo espiritual? Se eles estão incorporados um no outro, eles farão isso juntos. Isso é chamado de “garantia mútua”.

É assim que nós devemos nos relacionar com nosso vaso espiritual comum (a alma, Kli). Não há diferença entre as almas que o compõem, nem na sua “altura” nem no seu “peso”. Se novos alunos se conectam a nós, eles se tornam dignos de receber tudo o que alcançamos. Tal é a força milagrosa e especial contida na garantia mútua.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 07/06/10, O Zohar