A Alma é Desenvolvida Apenas Com Nossos Próprios Esforços

Todas as nossas ações neste mundo são realizadas porque são ditadas de Cima (do mundo superior), exceto aquelas em que somos livres. Nossa liberdade consiste somente na vontade de crescer mais e corrigir a alma em semelhança com o Criador. Todo o resto em torno de nós é ditado lá de Cima pelas leis do Mundo Superior.

Se a nossa vontade não existe  em nada de corpóreo e tudo é controlado a partir de Cima, então não há nenhuma punição e recompensa por todas as ações na vida! Afinal, nada disso foi feito por nós, e tudo vêm para nós  do Alto.

Por isso, é dito que todos nós somos como animais, até que nos tornamos semelhantes ao Criador. Na medida em que somos semelhantes a Ele, somos chamados Adam, “similar” (Dome, em hebraico). Similaridade com o Criador, começa a partir de um ponto de desejo, uma aspiração a Ele, que é chamado “o ponto no coração.” Se ele está lá e foi revelado, a pessoa sem dúvida será levada a Cabala.

O ponto no coração é como uma gota de sêmen, na qual  temos desenvolvido. No entanto, só podemos desenvolver o corpo espiritual, a alma, através dos nossos próprios esforços. Esta é apenas uma ação que podemos executar usando nosso livre arbítrio (ver artigo Baal HaSulam “A Liberdade“).

Ao empurrar o mundo inteiro de volta e começar a desenvolver o ponto do  centro, nos elevamos ao Sistema Superior. E desde que estejamos dispostos a rejeitar tudo só para ficar lá. Esta é a única escolha, a única ação, que pode ser feita. A recompensa é a vida da alma!