Qualquer Dia Pode Se Tornar Um Ponto De Virada

284Pergunta: Por que muitos pesquisadores chamaram 2012 de um ponto de virada no desenvolvimento humano?

Resposta: Não considerei este ano um ponto de virada, mas mesmo antes disso eu estava cético em relação a muitas coisas. Por exemplo, embora muitos grandes Cabalistas, como Baal HaSulam, o Gaon de Vilnius e outros, tenham escrito que a Cabalá começaria a ser revelada às massas em 1995, eu não acreditava que isso aconteceria. Eu falo francamente sobre isso.

Ou seja, não vi em meus estudos Cabalísticos como isso poderia acontecer. No meu nível ainda espiritual, mas pequeno, eu não via isso. Eles, no entanto, sendo descobridores muito proeminentes do mundo espiritual, o descobriram. Externamente, eu concordava com a visão deles, mas por dentro, como pesquisador, eu estava cético. A Cabalá é uma ciência, e tenho o direito de dizer que não sentia isso.

O mesmo vale para 2012. Não vi nenhuma suposição para este ano ser especial. Agora, qualquer ano, qualquer dia, pode ser um ponto de virada no desenvolvimento da humanidade. Um pequeno golpe é suficiente para despertar seriamente uma pessoa, como, por exemplo, o acadêmico Vernadsky despertou em seu tempo, mas não tanto por meio de um drama pessoal.

No entanto, precisamos de um abalo para que uma pessoa se eleve seriamente acima de seu pequeno mundo e pergunte: “Para quê? Por quê? Como? Preciso saber a resposta”. Então ela precisará revelar a Cabalá.

Ela se tornará o meio pelo qual ela abrirá a “noosfera” e todos os mundos superiores, e alcançará a conexão de ambos os mundos e a existência eterna, infinita e perfeita: não morrendo, mas elevando-se acima de seu nível animado para o nível espiritual.

Pergunta: Vernadsky chamou a noosfera de um certo novo nível de existência?

Resposta: Sim. Mas de qualquer forma, esta palavra não existe na Cabalá, assim como muitas outras. Por exemplo, não há o termo “holismo” das palavras inglesas para “tudo” ou “completamente”. Mas, em princípio, isso está indo na mesma direção. Somente a Cabalá divide isso em muitos níveis diferentes e dá a eles seus próprios nomes.

De KabTV, “Close-Up. Profeta”, 23/11/11