Não Há Guerras Nos Planos Do Criador

293Podemos mitigar o terrível golpe em forma de guerra que o egoísmo maligno está infligindo agora ao mundo, à totalidade da natureza? Antes de tudo, devemos lembrar a simples verdade de que estamos falando sobre o desejo de receber, que consiste em quatro níveis.

O que é sentido no desejo de receber em seus quatro graus, inanimado, vegetativo, animado e humano, é o que nos aparece como existente no mundo. Afinal, todo o nosso mundo é o nosso desejo de receber.

Portanto, precisamos fazer todo o possível para localizar e corrigir o desejo egoísta. Não há nada no mundo exceto o nosso egoísmo, que deve ser acalmado, equilibrado, trazido à consciência de onde vem e por que, e qual é o seu propósito.

Devemos ver que o estado do mundo é um derivado da medida de conexão entre nós. Se nos conectarmos mais, é bom para o mundo, e se não nos conectarmos, será ruim para o mundo. Com base nisso, somos considerados ímpios ou justos. Damos contentamento ao Criador ou, Deus nos livre, damos-Lhe tristeza.

O Criador não quer guerra, Ele é bom e faz o bem; portanto, não há guerras em Seus planos. Em vez disso, Seus planos são nos levar ao reconhecimento do mal e às ações do bem, para que nos tornemos como Ele.

É por isso que não há nada negativo que vem do Criador, nenhuma atitude ruim. Se não concordarmos com as correções e, com isso, causarmos problemas a nós mesmos, isso já é culpa nossa. Não devemos culpar o Criador por isso; é nossa própria culpa não corrigirmos o que recebemos Dele.

Recebemos tudo do Criador através do sistema de tal forma que somos capazes de aceitá-lo, entendê-lo, reagir a isso e corrigi-lo. Podemos, mas não queremos! Portanto, recebemos uma descida, que nos parece um castigo.

Na verdade, esta é uma correção que nos traz um grau para baixo. Afinal, se estou no quarto ano e não sou capaz de fazer o que um aluno do quarto ano deveria fazer, volto para o terceiro ano. Quando faço o trabalho no terceiro ano, subo novamente para o quarto ano, depois para o quinto, sexto e assim por diante. Ou seja, tudo acontece de acordo com o sistema.

Da Lição Diária de Cabalá 16/05/22, Baal HaSulam, “Prefácio do Livro do Zohar

Comente