A Décima Parte É Para O Criador

610.1Pergunta: Está escrito na Torá que devemos dar a décima parte de tudo que recebemos. O que isso significa?

Resposta: O fato é que a parte mais elevada do sistema espiritual, Keter (coroa), vem diretamente do Criador. A influência do Criador se espalha por nove graus e atinge o décimo e último grau, Malchut, que quer receber em si todas as ações do Criador.

Apesar do fato de Malchut receber do Criador tudo o que é belo, bom, gentil e eterno, a separa Dele em qualidades, pois Ele é o doador e ela é o receptor. Portanto, se Malchut quer alcançar o Criador, se aproximar Dele, não ser apenas receptora e distante, mas doadora e próxima, ela faz uma restrição em seu desejo de receber e começa a agir: como o Criador é para ela, assim ela é para Ele. Essa é a correção de sua natureza.

Ao fazer a restrição na última fase, você realiza a ação oposta, ou seja, você já recebe para doar. Você continua a receber nas nove Sefirot anteriores, mas não em Malchut, e realiza essas recepções para se conectar com o Criador, para doar a Ele.

Isto é o que a sabedoria da Cabalá estuda: como podemos nos tornar semelhantes ao Criador e assim nos aproximarmos Dele.

Pergunta: É por isso que em nosso mundo isso se manifesta na forma da lei descrita na Torá de que a décima parte dos ganhos, da colheita e geralmente tudo o que se recebe deve ser dado ao Templo ou simplesmente separado de si mesmo?

Resposta: Sim, você não pode receber um décimo do que ganha. Esta parte não pertence a uma pessoa. Pertence ao Criador.

Portanto, uma décima parte geralmente é dada à caridade, para espalhar o conhecimento sobre o Criador no mundo e para dar às pessoas uma compreensão de como interagir umas com as outras, com o Criador, como se elevar acima de sua natureza egoísta e assim por diante.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 10/05/22