Oposição À Unidade, Parte 4

laitman_563Três Tendências No Desenvolvimento Do Povo Judeu

Pergunta: Ao longo da história, três tendências principais foram constantemente manifestadas no povo judeu.

A primeira tendência é a preservação e a estrita observância dos mandamentos da Torá na diáspora. O segundo é a assimilação dos judeus, tornando-se semelhantes às nações vizinhas. A terceira é a preservação da unidade quando um pequeno grupo de profetas, sábios ou Cabalistas (chamados de maneira diferente em períodos diferentes), tentava manter a unidade entre si e passar o método espiritual para os outros.

Essas tendências existem até hoje. Os representantes de ideologias tão diferentes podem coexistir juntos?

Resposta: Hoje é muito difícil falar sobre qualquer divisão clara dentro do povo judeu. Claro, existem judeus religiosos que, por sua vez, são divididos em diferentes tendências.

Existem pessoas seculares que não têm nada a ver com tudo isso, especialmente em nosso tempo, quando há uma mistura muito forte de todos com todos. Elas nasceram como os chamados judeus e, com base nisso, pertencem ao povo de Israel. O que restará disso nem pode ser dito.

Entre pessoas religiosas e seculares ainda existem outros pequenos grupos.

Mas, em geral, esse problema está mudando sua aparência muito rapidamente. Ninguém imaginou que os judeus americanos seriam tão absorvidos, tão misturados com o público americano. Hoje, quase 70-80% dos judeus não religiosos americanos estão em casamentos mistos.

Pergunta: Qual é o significado deste problema do ponto de vista da Cabalá?

Resposta: Do ponto de vista da Cabalá, não existe esse problema.

Pergunta: Mas dissemos que o objetivo de toda a criação é misturar. O que é assimilação?

Resposta: Do ponto de vista espiritual, a assimilação é a penetração da ideia do judaísmo genuíno e espiritual em outras nações do mundo. E elas começam a entender que o judaísmo consiste em elevar-se acima da natureza egoísta do homem, acima da natureza deste mundo, a fim de sentir a si e a toda a natureza de uma maneira diferente, na propriedade de doação, na propriedade de conexão e amor. Então, ocorrem eventos completamente diferentes.

Pergunta: Isto é, a mistura não é uma rejeição de nenhuma tradição externa do povo.

Resposta: Não. É apenas uma mistura de todos com todos. Não há nada de especial aqui, porque em famílias religiosas e não religiosas não há ideia de unidade, solidariedade ou nação.

A mistura é um fato que enfatizamos para mostrar simplesmente processos internos muito sérios ocorrendo dentro de uma nação.

De KabTV “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel” 29/07/19

Comente