“O Que Significa Amar O Seu Próximo Como A Si Mesmo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Significa Amar O Seu Próximo Como A Si Mesmo?

Tanto quanto retratemos a extensão de nosso amor por nós mesmos, precisamos amar os outros da mesma maneira.

Quanto mais nos desenvolvemos, mais percebemos o “ame o seu próximo como a si mesmo” de maneira diferente.

Como o ego humano, o atributo do amor próprio, cresce constantemente em cada pessoa, então quanto mais nos desenvolvemos, mais nos amamos.

Nosso amor próprio deve servir como exemplo de como devemos amar os outros.

O caminho para alcançar o “ame seu próximo como a si mesmo” é, portanto, um caminho que tem um primeiro estágio necessário, definido como “não faça aos outros o que você odeia”. Exercitando não fazer aos outros o que odiamos, aprendemos gradualmente a nos elevar acima do ego que nos separa, desenvolvendo a qualidade de doação acima de nossa qualidade inata de recepção, desenvolvendo nossa prontidão para alcançar o sublime estado de “ame o seu próximo como a si mesmo”.

Em outras palavras, “ame o seu próximo como a si mesmo” não é apenas um slogan agradável, mas um estado de conexão positiva absoluta acima do ego, onde percebemos e sentimos uma realidade completamente diferente daquela que sentimos em nosso ego inato.

Atingir esse estado requer uma sociedade circundante de pessoas dispostas a se apoiar mutuamente para alcançar esse objetivo. Caso contrário, se houver uma falta de concordância entre alguém em uma sociedade assim, em que mesmo uma pessoa permaneça no impulso egoísta natural do amor próprio, isso prejudicará a capacidade de todos de alcançar um estado comum de amor.

Comente