O Homem Em Um Mundo Interconectado, Parte 5

Laitman_718.04A Natureza É Um Professor Rigoroso

Pergunta: Baal HaSulam escreve que os golpes da natureza ocorrem precisamente e de acordo com o nível de desenvolvimento da sociedade. Isto é, à medida que a sociedade se desenvolve, a natureza nos corrige.

Como a correção atual difere dos vírus e cataclismos de 100 anos atrás?

Resposta: De acordo com o nosso desenvolvimento, recebemos mais e mais golpes da natureza. Parece-nos que a natureza está nos punindo. Mas isso não é verdade. Ela nos ensina, mostra em que nível e em que medida estamos errados. Nós nos desviamos do esforço de integrar um ao outro e nos unir à imagem global da natureza.

Acontece que somos, em geral, participantes intocáveis ​​e sem noção da natureza. Não entendemos o que devemos fazer. Ou entendemos, mas não queremos ouvir.

Como resultado, a natureza sempre aponta um dedo para nós, cutuca nosso nariz com nossos erros, e parece que não os vemos. Acontece que os mais bem-sucedidos entre nós parecem ser aqueles que percebem menos esses erros, que não se importam com as inconsistências de uma pessoa com o mundo ao seu redor. Eles fazem tudo à sua maneira e, ao mesmo tempo, no entendimento dos outros, são considerados os mais bem-sucedidos.

Comentário: Mas a natureza ainda nos empurra para a parceria, cooperação, solidariedade. Vemos que quando ocorrem alguns cataclismos, as pessoas começam a se tratar com mais sensibilidade e delicadeza.

Minha Resposta: Não porque percebem algo, mas por necessidade. E assim que o estado ameaçador passa, elas imediatamente retornam à posição uma contra a outra.

Pergunta: Como a natureza pode nos levar à solidariedade, a relacionamentos sensíveis, se os golpes não ajudam? Qual o sentido deles?

Resposta: A natureza nos leva, no entanto, a ver como ela é integral e a sentir, por analogia consigo mesma, como devemos ser integrais.

Pergunta: Então, a natureza ainda exige que nós, como seres humanos, como a coroa da criação, reconheçamos isso sozinhos e desejemos nos conectar de forma sensível?

Resposta: Sim. Para nos unirmos no mais alto nível, criamos um sistema em que sentimos toda a força motriz interna da natureza e nos tornamos os mesmos: eternos, perfeitos e alcançamos tudo.

Pergunta: Então deve haver algum tipo de redefinição de valores na sociedade?

Resposta: Claro. Em todo e qualquer um.

De KabTV “A Era Pós-Coronavírus”, 16/04/20

Comente