É Mais Fácil Para O Mundo Mudar Ou Perecer?

laitman_294.2Cada ação espiritual começa com uma reação oposta a ela, como “a vantagem da luz revelada a partir da escuridão”.  Caso contrário, não podemos sentir nada, porque tudo é percebido apenas em contraste. Portanto, a escuridão precede a luz, e a confusão e o mal-entendido ocorrem antes da clareza e da consciência. E isso é assim em tudo.

Veja nossa vida: quanto tempo a humanidade sofrerá para perceber o mal do egoísmo e finalmente decidir que precisamos nos libertar dele, porque é a fonte de todos os nossos problemas. Embora não saibamos como fazer isso, aparentemente seremos forçados a recorrer ao Criador por toda a humanidade.

Dizem que “a vantagem da terra (desejo) está em tudo”. Antes de tudo, o desejo deve revelar a escuridão, e somente a partir da escuridão compreenderemos a luz. É exatamente isso que está acontecendo em nossa vida.

Toda a evolução da humanidade deveu-se ao crescimento do egoísmo. E hoje chegamos ao que é chamado de “última geração”, a geração do Messias (Mashiach), que é obrigada a despertar um poder superior que nos puxará para fora do nosso desejo egoísta.

E nós entendemos que não somos capazes de fazer isso porque o egoísmo é toda a nossa natureza, toda a nossa vida. Não sabemos pensar de maneira diferente e apenas revelamos o nosso mal, mas nem sequer somos capazes de imaginar como nos livrar dele.

Portanto, a condição atual é extraordinariamente importante, única e nunca aconteceu em toda a história da humanidade. Gradualmente, estamos começando a perceber que não é mais possível existir como antes, como há milhares de anos. Todo o nosso desenvolvimento levou apenas à percepção de que não podemos mais permanecer dentro da natureza egoísta e é necessário sair dela.

Mas para onde subir e como fazer isso? Os Cabalistas dizem: “fé acima da razão”. No entanto, o que é e como alcançamos um estado em que doar se torna superior e mais importante do que receber? O homem não é capaz disso. E aqui estamos cientes de nosso total desamparo e entendemos que não há esperança, exceto o nosso Criador.

A humanidade começa a revelar que o egoísmo é uma força do alto, e há um poder superior oposto ao egoísmo, ao qual precisamos pedir ajuda para transformar o poder do mal em poder do bem, em antiegoísmo. Então, viveremos bem e felizes no novo mundo.

Mas até agora isso é extremamente difícil para nós. É mais fácil para uma pessoa acreditar que o mundo deixará de existir do que imaginar que possa viver de acordo com as leis da natureza altruísta. Como é possível que, entre todos, em qualquer lugar e em qualquer estado, eu reconheça apenas o quanto posso dar ao meu próximo, e não que benefício obterei dele?

O altruísmo é uma natureza diferente. Se ele nos vestir, nos comportaremos de maneira diferente; caso contrário, não seremos capazes. Portanto, a única saída é perceber que é impossível continuar existindo em uma natureza egoísta e que precisamos seguir para uma nova abordagem inversa da vida. Tudo o que acontece nos leva a isso. Vamos tentar entender rapidamente que não há outra escolha e que tudo depende de nossa oração.

De fato, é mais fácil para uma pessoa imaginar a destruição e o colapso do mundo do que a vida de acordo com as leis de doação. Nosso mundo inteiro é construído sobre o poder do egoísmo e sua destruição ocorrerá pela mesma força egoísta. Não haverá nada novo. Já experimentamos terríveis guerras, desastres e problemas neste mundo.

Em algum lugar do mundo, algum tipo de infortúnio está acontecendo constantemente, e todo mundo entende que o mundo pode entrar em colapso. Mas, ao mesmo tempo, permanecerá a mesma força do egoísmo que levou o mundo à morte.

É muito mais difícil mudar o programa em que o mundo trabalha, de acordo com a natureza da relação entre natureza inanimada, vegetativa e animada, e as pessoas, de modo que tudo isso funcione ao contrário, em doação ao próximo. Todos devem começar a contar com os outros e cuidar de seu bem-estar. Isso simplesmente não se encaixa na nossa cabeça, é impossível imaginar.

De fato, para isso, eu preciso sentir o desejo dos outros e tentar preenchê-los. É assim que todos devem agir o tempo todo. Para fazer isso, outro programa deve ser carregado nesse computador enorme, no mundo inanimado, vegetativo e animado e nas pessoas.

Não podemos imaginar isso. Nenhuma tentativa de socialistas e utópicos de criar um mundo assim foi bem-sucedida. Essa revolução pode ser realizada apenas pelo Criador, que nos dará uma natureza diferente. É isso que devemos tentar pedir e o mais rápido possível.

E se não, então o sofrimento que agora está começando a se desdobrar, cada vez mais decisivamente nos levando a retificar o mundo, nos obrigará. Mas esta é uma jornada muito difícil, longa e dolorosa, cheia de sofrimento. De fato, chama-se “caminho do sofrimento”.

Vamos seguir o melhor caminho da luz. Para fazer isso, precisamos atrair a força superior de cima para nos vestir. Precisamos exigir, pedir, que o Criador nos dê o poder da doação. Caso contrário, não teremos sucesso. Vamos tentar nos corrigir até desistirmos deste trabalho. Então nosso clamor alcançará o Criador, e Ele nos dará Sua força altruísta. Isso é chamado de êxodo do Egito, do nosso egoísmo.

Mas se não pedirmos e não obrigarmos o Criador a nos ajudar, não seremos capazes de mudar nada e sofreremos cada vez mais com o nosso egoísmo todos os dias.

Não é necessário esperar que o coronavírus desapareça em breve. Ele não vai nos deixar e, além disso, problemas ainda mais graves virão. Dinheiro, recursos e mantimentos acabarão em breve – a humanidade sofrerá terrivelmente. Além disso, furacões, nuvens de gafanhotos, inundações e secas estão chegando.

Tudo isso é para que entendamos que somente quando apelamos ao Criador, temos esperança de sermos salvos de todos os problemas e dificuldades. Então, quando começarmos a nos voltar a Ele, entenderemos que o principal aqui não é se livrar de problemas e infortúnios. De fato, eles vieram para isso para nos convencer a recorrer ao Criador. Portanto, é uma pena pedir benefícios materiais a Ele, é melhor pedir que Ele nos aproxime Dele, porque toda a felicidade está aí.

Da 1ª parte parte da Lição Diária de Cabalá 01/07/20, Baal HaSulam, Shamati 34, “A Vantagem de uma Terra”

Comente