“Qual É O Grande Problema Do Novo Coronavírus, O COVID-19?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Qual É O Grande Problema Do Novo Coronavírus, o COVID-19?

O COVID-19 é especial porque toca a todos.

O coronavírus nos mostra a vastidão de nossa interconectividade e interdependência e até que ponto nossas infraestruturas essenciais são globalmente dependentes.

Os estoques estão caindo, as viagens aéreas são limitadas, as pessoas ficam trancadas em suas casas por quarentena e tudo isso se deve a um vírus minúsculo.

Mesmo antes de o COVID-19 ser chamado de pandemia, ele afetou mais de 100.000 pessoas em todo o mundo, ocorrendo em mais de 80 países e se tornando uma epidemia na China, Itália, Coréia do Sul e Irã. Alguns especialistas dizem que isso pode ser equiparado a uma guerra mundial.

O que importa, no entanto, é se podemos tirar conclusões precisas desse fenômeno em escala global.

Em primeiro lugar, precisamos entender que, diante da natureza e da ameaça comum, somos todos iguais.

Ao longo dos séculos, vários cientistas vêm levantando esse tópico, mas ninguém o aceita. Em segundo lugar, temos que perceber que, vivendo em sociedade, estamos todos em um barco sem escapatória.

Como nossa percepção é egoísta, através de uma lente que prioriza o benefício próprio acima de tudo, causamos um desequilíbrio no sistema interconectado e interdependente da natureza.

Compreender esse fenômeno e tomar as ações correspondentes nos levará a construir um novo modelo de relações humanas que se encaixe no sistema integral em que vivemos.

Se quisermos impedir a disseminação adicional do coronavírus, precisamos lavar não apenas as mãos – precisamos também “lavar” nossos pensamentos e intenções.

Quando começarmos a nos relacionar positivamente, criando um ambiente de apoio e encorajamento mútuos, criaremos um forte “sistema imunológico” capaz de interromper qualquer pandemia e teremos a capacidade de construir uma sociedade feliz, próspera, saudável e unificada.

Comente