“Desenvolvimento Humano: Natureza Ou Criação?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Desenvolvimento Humano: Natureza Ou Criação?

Desenvolvimento Humano: Natureza ou Criação? Toda pessoa tem uma “predefinição” de propriedades internas imutáveis, que são qualidades congênitas ​​que a natureza inseriu em nós.

Recebemos essas qualidades de nossos pais, que as receberam de seus pais, e assim por diante desde a linhagem ancestral de cada um.

Essas qualidades incluem nosso caráter, emoções, atitude inicial em relação ao mundo circundante e influenciam fortemente nossas ações e reações.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, as qualidades imutáveis ​​da pessoa provêm de raízes espirituais, e cada um de nós faz parte de uma alma coletiva comum, que na Cabalá é chamada “a alma de Adam HaRishon“.

Nós recebemos nossas propriedades e condições inatas de acordo com o nosso lugar nesta alma comum.

A sabedoria da Cabalá ensina que o significado de nossas vidas é recuperar a consciência de nosso lugar nesta alma comum, alcançando a força superior de amor e doação, chamada “o Criador”.

Nós, seres humanos, temos uma natureza completamente oposta à do Criador: nossa natureza é o desejo de receber prazer, enquanto a natureza do Criador é dar prazer, uma atitude de puro amor e doação.

Portanto, por um lado, somos seres egoístas que pensam apenas no benefício pessoal, enquanto, por outro lado, a natureza nos desenvolve para nos conectarmos cada vez mais.

Assim, além de nossas qualidades interiores, recebemos um ambiente externo, uma sociedade que nos ensina a usar essas propriedades de uma maneira particular, direcionando-nos para a conquista do Criador, quer percebamos ou não.

É assim que a natureza nos nutre: colocando-nos dentro dos vários ambientes que nos “esculpem”, aproximando-nos da compreensão do propósito de nossa existência.

Como inicialmente existimos em um sistema interdependente fixo da natureza, estamos sujeitos a suas leis. Não podemos mudar nem o propósito da criação nem nossas qualidades interiores.

O que, então, podemos mudar?

O que podemos mudar é o nosso ambiente.

O desenvolvimento humano depende diretamente da sociedade que construímos, da atitude positiva em relação aos outros que cada um de nós pode mostrar aos companheiros e filhos, e do exemplo pessoal de cada pessoa em relação aos outros, bem como das informações que distribuímos através das mídias.

Quanto mais podemos conscientizar sobre quem somos e qual objetivo perseguimos na sociedade, mais podemos beneficiar nossas vidas, nos guiando a nos conectar cada vez mais e, ao fazer isso, alcançar o equilíbrio e a harmonia com a natureza.

Comente