A Terra De Israel: Dispersão E Assimilação, Parte 6.

laitman_746.02A Divisão Do Povo Judeu

Pergunta: O famoso rabino, o Maharal de Praga, escreveu sobre a descida espiritual de Israel: “O Segundo Templo tinha uma qualidade especial: Israel não estava dividido, eles tinham apenas uma unidade entre eles.

“Portanto, o Primeiro Templo foi destruído devido aos pecados, isto é, imundície, e o Criador não pode habitar entre eles em imundície. No entanto, o Segundo Templo foi destruído devido ao ódio infundado”.

Qual é o motivo da destruição do Primeiro Templo?

Resposta: A razão, em princípio, é que durante o Primeiro Templo, a divisão do povo em diferentes grupos e alienações, a alienação começou e, durante o período do Segundo Templo, o povo já alcançou o ódio mútuo.

Pergunta: Baal HaSulam escreve em uma de suas cartas: “E talvez nossos sábios tivessem isso em mente quando afirmaram sobre a destruição do Segundo Templo que não havia idolatria lá e que havia especialistas na Torá, e disseram: ‘Por causa do ódio infundado’”. Poderia ser porque eles não puderam cumprir a base da Torá, que é amar o seu próximo como a si mesmo?

Resposta: Eles podiam realizar qualquer ação, mas não podiam observar a intenção de se unir, amar o próximo.

Pergunta: Como escreveu Baal HaSulam, o conflito entre a seita dos saduceus e os fariseus levou à fragmentação final do povo. Os saduceus eram uma elite rica e corrupta: juízes e padres que trabalhavam no templo. Os fariseus eram os líderes espirituais do povo.

Os fariseus eram pela paz entre dezenas de seitas que lutavam entre si. Mas esse já era o auge da discórdia judaica, após o qual houve um longo exílio de 2.000 anos?

Resposta: O problema é que ele ainda teve que entrar em colapso.

Vemos que toda a história é o desenvolvimento do egoísmo, que destrói tudo à medida que cresce. As pessoas trabalham continuamente para se elevar acima dele, mas o ego está novamente crescendo e destruindo o que é construído.

Até o momento, passamos pelos quatro exílios: egípcio, sírio, babilônico e romano. Agora estamos prontos para a libertação.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 08/07/19

Comente