A Sabedoria Do Rei Salomão: “Quem Consegue Suportar A Inveja?”

Laitman_154Provérbios, 27:4: “O rancor é cruel e a ira é destrutiva, mas quem consegue suportar a inveja?”

O rancor é um fenômeno natural, assim como a ira. Mas a inveja significa comparar a si mesmo com alguém ou alguém me comparando com outra pessoa. Isto é horrível! Em outras palavras, é a derrota mais profunda do egoísmo.

Quando alguém me diz que estou errado, eu estou errado em relação a algo abstrato.

No entanto, quando alguém me coloca ao lado de alguém e diz que não sou nada comparado a ele, então é isso. Se uma pessoa não pode evitá-lo, esquecê-lo, tirá-lo e assim por diante, só há uma coisa a fazer: lutar contra ele.

O indivíduo destrói quem disse isso ou destrói aquele com quem é comparado. É ainda melhor destruir os dois.

Pergunta: Este é o estado mais terrível. O que devemos fazer quando alguém tem esse sentimento?

Resposta: Não há nada que possamos fazer. É necessário aumentar o grau em que essas leis da natureza se originam. Lá, veremos a causa e a implementação correta.

Pergunta: Qual é a razão da inveja?

Resposta: É o meu egoísmo. Isto é, eu sou a vítima. Eu estava machucado, meu ego. E sem ele, não posso viver. Eu tenho que fazer algo aqui: ou me matar ou matá-lo – um ou outro. Não posso continuar vivendo assim.

Pergunta: Eu posso estar acima disso?

Resposta: Não. Bem, eu posso, mas isso requer uma educação especial, treinamento, ajuda psicológica e assim por diante. Caso contrário, se eu permanecer nisso, aguarde um assassinato.

Pergunta: Como os Cabalistas resolvem a questão da inveja?

Resposta: Os Cabalistas resolvem esse problema muito bem. Eles acreditam que é necessário revelar o pensamento do Criador: por que você recebeu tal sinal Dele e como deve se elevar acima de si mesmo através dele. Acontece que você agradecerá ao Criador por lhe dar sentimentos tão terríveis. De fato, eles estão lá apenas para elevar você.

Pergunta: Você acabou de dizer uma frase tão contraditória: “Os sinais são terríveis e sou grato por eles”. Sou grato pelos terríveis sinais?

Resposta: Claro. Afinal, eles me elevam. É por isso que se chama “acima da nossa natureza”. No entanto, precisamos passar por isso sob supervisão, no grupo e assim por diante.

Pergunta: Um Cabalista entende de onde isso vem e por quê? Então, tudo é adoçado?

Resposta: Sim. Eu recomendo que você encontre um professor que o ajude a superar todos os sentimentos negativos. É, de fato, possível.

De KabTV, “Notícias com Michael Laitman”, 05/12/19

Comente