“A Natureza É Uma Inteligência, Uma Forma De Mente?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:A Natureza É Uma Inteligência, Uma Forma De Mente?

A natureza é um pensamento.

Ela possui um plano para o desenvolvimento das naturezas inanimada, vegetativa, animada e humana, com começo e fim, e implementa esse plano de maneira determinante.

À medida que o plano se realiza, surgem todos os tipos de problemas, uma vez que as naturezas inanimada, vegetativa, animada e humana participam desse plano.

A natureza humana, que é a mais alta e mais qualitativa de todos os níveis da natureza, está sujeita a todos os tipos de flutuações e mudanças em ambas as direções.

Enquanto a natureza executa um plano completamente determinado, nós humanos temos livre-arbítrio dentro do plano.

Podemos mudar a nós mesmos para parecer ou contrastar com a natureza. Assim, podemos alterar o caminho do nosso desenvolvimento: lembrando a natureza, sentimos que ela é amável e agradável, e, ao contrário da natureza, sentimos que ela é sórdida e desagradável.

De uma maneira ou de outra, todos alcançaremos o mesmo estado final. No entanto, como chegaremos lá poderá ser através da implementação de nosso livre arbítrio ou deixando o plano da natureza se desdobrar em nossa direção sem a nossa participação no processo.

Em outras palavras, enquanto nosso destino final e nosso caminho são predeterminados, nós, como seres humanos nesse processo, temos a livre escolha de segmentar o processo, onde em cada segmento podemos sentir o desenvolvimento da natureza como mais gentil e agradável, ou mais severo e indesejável.

Comente