Sentimentos E Mecânica

laitman_276.04Pergunta: Mais uma vez abordamos o estudo do Prefácio à Sabedoria da Cabala (Pticha), mas em um novo nível, através do sentimento. Isso é tão interessante, tão profundo, que novamente sentimos falta dos detalhes técnicos.

Por que, quando começamos a fazer perguntas técnicas, isso nos afasta da percepção sensorial em que entramos, nos tira dela?

Resposta: Isso acontece apenas no começo. Por exemplo, quando as pessoas aprendem a tocar um certo instrumento musical, a princípio é preciso trabalhar na técnica. Elas devem fazer exercícios e se acostumar com o instrumento.

Depois de o dominarem, é como se se unissem a ele e o instrumento começasse a expressar seus sentimentos, aqueles que não elas podem expressar. Eu pego um violino em minhas mãos e ele canta do jeito que eu nunca pude. Mas através do seu canto, através do seu anseio, através dos seus sons, eu sou capaz de me expressar.

É o mesmo aqui. Primeiro temos que aprender o instrumento. Nosso instrumento são os sentimentos, nada mais que sentimentos porque somos apenas o desejo de desfrutar. Isto é o que o Criador criou em nós.

Para expressar nossos sentimentos pelo Criador, precisamos levá-los acima de nosso egoísmo, isto é, através do desejo pelos amigos. Esta é uma oportunidade ótima, especial e maravilhosa de levar nossos sentimentos através deles, porque eu não entrarei no Criador de outra maneira!

O grupo para mim é um instrumento no qual eu toco. Se eu não o tivesse, não seria capaz de transmitir nada ao Criador. Portanto, a quebra do desejo comum em um grande número de desejos me dá a oportunidade de tocar, como em teclas de piano, todos os tipos de melodias de conexão. Deles, eu montei uma sinfonia, uma canção de amor para o Criador. Esses são sentimentos. No entanto, eles trabalham em matemática, em desejos.

Várias vezes em nossas aulas, eu contei sobre um amigo meu que trabalhava na restauração do órgão na Catedral de Riga. Ele me contou como esse instrumento é complexo. Ele tinha livros e artigos sobre a estrutura do órgão com fórmulas matemáticas complexas, incluindo diâmetros, pressão, sintonia e assim por diante.

Surge uma pergunta: o que vamos estudar: mecânica ou como com sua ajuda podemos evocar sentimentos? O Criador precisa de ambos.

Por quê? Para que possamos nos tornar completamente mestres do desejo que Ele criou e, com sua ajuda, expressar tudo da mesma maneira que Ele, como nossa qualidade de doação em relação à Sua qualidade de doação. Para que pudéssemos nos conectar, aderir a Ele.

Portanto, não entramos em sentimentos sem conexão com a mecânica. Atualmente, não prestamos mais atenção aos sentimentos, porque, quando nos deparamos com isso, não entendemos o que é exigido de nós. Precisamos desenvolver nossa percepção sensorial e então vamos jogar.

Vamos olhar para diferentes desenhos e chorar ou rir – cada um terá sua própria reação. Você não tem ideia de quantos desenhos existem – milhares. Então você não precisa se preocupar com a mecânica. Você terá toda a mecânica que quiser.

Assim, chegaremos a isso. Então tudo será equilibrado: sentimentos e mecânica. Você será capaz de tocar o instrumento perfeitamente e expressar seus sentimentos através dela, de modo que você e o Criador realmente estejam em um entendimento e gozo comuns.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/04/19

Comente