Sentimentos e Mecânica

laitman_276.04Pergunta: Mais uma vez nós abordamos o estudo do Prefácio à Sabedoria da Cabala (Pticha), mas em um novo nível, através dos sentimentos. Isso é tão interessante, tão profundo, que novamente sentimos falta dos detalhes técnicos.

Por que, quando começamos a fazer perguntas técnicas, isso nos afasta da percepção emocional em que entramos, nos tira disso?

Resposta: Isso acontece apenas no começo. Por exemplo, quando as pessoas aprendem a tocar um determinado instrumento musical, a princípio é preciso trabalhar na técnica. Elas têm que fazer exercícios e se acostumar com o instrumento.

Depois de dominarem o instrumento, é como se elas se unissem a ele e o instrumento começasse a expressar seus sentimentos, aqueles que elas não podem expressar. Eu pego um violino em minhas mãos e ele canta do jeito que eu nunca pude. Mas através do seu canto, através do seu anseio, através dos seus sons, eu sou capaz de me expressar.

É o mesmo aqui. Temos que aprender o instrumento primeiro. Nosso instrumento são os sentimentos, nada mais que sentimentos porque somos apenas desejo de desfrutar. Isto é o que o Criador criou em nós.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/04/19

Comente