O Impacto Dos Textos Cabalísticos

laitman_209Pergunta: Qual é o objetivo de estudar a ciência da Cabalá?

Resposta: Baal HaSulam dá uma definição Cabalística precisa do objetivo da Cabalá: a revelação do Criador para uma pessoa em nosso mundo.

O propósito de cada lição depende do material que está sendo estudado. O material em si sintoniza a pessoa para se aproximar da revelação do Criador, visando atingir o objetivo. Como um instrumento musical é sintonizado antes de uma apresentação, a pessoa precisa se sintonizar para alcançar o Criador.

Pergunta: Depende mais de uma pessoa ou do que é dito neste ou naquele livro? Existem forças milagrosas nos livros Cabalísticos?

Resposta: Há um poder milagroso não nos livros em si, entre as linhas ou entre as letras, mas na influência do texto sobre uma pessoa.

O fato é que os Cabalistas que escreveram livros expressaram suas realizações internas. Estamos falando de pessoas que estavam sentindo o mundo superior e o Criador; tudo o que elas expressaram no papel está relacionado com a sua realização espiritual. Portanto, quando lemos seus textos, eles nos afetam, gostemos ou não. Mais precisamente, a influência da luz desce sobre nós e gradualmente nos modifica.

Observação: Quando leio uma história dramática, isso também me afeta. Eu posso chorar ou rir.

Meu Comentário: Correto, mas ela influencia você de forma puramente psicológica. Aqui você pode ler sem entender nada, mas o texto, no entanto, influencia você e você começa a sentir gradualmente que algo está acontecendo em você.

Você sente que neste texto e em você existem algumas forças internas, correntes internas que o levam a algum lugar, configuram seus pensamentos e sentimentos de uma maneira especial. De repente você se torna um pouco diferente, talvez mais versátil, mais decidido. É exatamente desse modo que a influência das fontes Cabalísticas se manifesta em uma pessoa.

De KabTV, “Fundamentos da Cabala”, 20/11/18

Comente