Nós Temos Proteção De Cima? Parte 6

Dr. Michael LaitmanPergunta: Todo mundo quer tornar sua vida a mais segura possível. No judaísmo há todos os tipos de tradições e símbolos que são considerados como meio de garantia de proteção do alto: a mezuzá para a proteção pessoal e de sua casa, orações, tais como a oração do viajante, bênçãos da casa ou do negócio. O Shabbat também é considerado um meio de proteção da pessoa que o observa.

Todos estes métodos realmente garantem a nossa proteção contra os infortúnios?

Resposta: Tudo isso nada mais faz do que fornecer um efeito psicológico. Eles dão uma experiência pessoal e interior de calma e confiança, mas não afetam a ocorrência dos eventos.  A primeira coisa que Abraão fez foi destruir todos os “ídolos”, isto é, todos os símbolos externos, que podem afetar o nosso destino. Isso simbolizava o início de seu caminho espiritual.

Portanto, se hoje uma pessoa acredita que objetos e ações externas podem garantir-lhe proteção do alto, ela é considerada adoradora de ídolos. Os mandamentos tradicionais do judaísmo não são destinados a nos garantir proteção nesta vida. Os Cabalistas os criaram a fim de dar às pessoas um sentimento de pertencer à nação de Israel, para que elas não esquecessem da sua conexão com os outros, da Torá. Mas, ao segui-los, elas não estão mudando seu destino.

Uma pessoa doa alguns centavos antes de entrar em um ônibus, assim o ônibus não explode; é como se ela tivesse que comprar para si mesma um tipo de reação do Criador por um dólar. Mas, mesmo dessa maneira, ela está se conectando com o sistema, com a sociedade. É por isso que não dou risada dessa tradição e a vejo como benéfica para as massas mais amplas. No entanto, o que é bom em um nível, é chamado de adoração de ídolos em um nível mais elevado de desenvolvimento.

Pergunta: É dito que a casa com uma mezuzá na sua porta está protegida pelo Criador. Como é que a mezuzah protege aqueles que estão na casa?

Resposta: Não, de maneira nenhuma. Ela oferece um conforto puramente psicológico, um sentimento positivo. É uma maneira da pessoa se acalmar. Ela atua como uma pílula tranquilizante, nada mais.

Se um indivíduo realmente quer estar sob a proteção da força superior, deve estudá-la e entrar em contato com ela. Ele precisa saber de que maneira satisfazer o desejo da força superior, não para conseguir o que quer, mas para agir de acordo com o propósito da criação em benefício de todo o sistema.

Se ele faz isso, então, naturalmente, se torna desejável aos olhos da força global do sistema, chamada Criador, e garante para si um avanço correto, positivo e rápido.

De KabTV “Nova Vida” # 818, 26/01/17

Comente