Um Líder Espiritual

Laitman_632_4Pergunta: O homem é o principal ganha-pão da família, um líder social e a força motriz em diferentes estruturas. Um homem também deve ser assim na espiritualidade?

Resposta: Não faz nenhuma diferença quem anseia ao Criador para se assemelhar a Ele, se é um homem ou uma mulher. Eu não diria que o homem é a força motriz do progresso.

Em comparação com uma mulher, um homem é mais produtivo na ciência, mas isso não é necessariamente avanço. Nós vemos que tudo está se movendo em direção a uma crise e que as pessoas começam a compreender que o desenvolvimento material, tecnológico e da ciência não são os alicerces desse mundo, mas sim o desenvolvimento espiritual.

A questão é se um homem avança em seu desenvolvimento espiritual. Por enquanto, eu diria que aqueles que anseiam pela espiritualidade são 80% mulheres e apenas 20% homens.

As mulheres sentem muito mais a deficiência nesse mundo e na vida. Elas sentem a falta de preenchimento de forma mais intensa de modo que estão prontas para o sacrifício pessoal, para ajudar, para a disseminação, para tudo.

É muito difícil tirar um homem do estado de complacência ou indiferença.

Nós somos todos egoístas e feitos de um desejo de receber, mas a mulher sente esse desejo como vazio e é mais sábia na escolha do preenchimento. Ela não vai perder tempo com futebol e não vai sentir a emoção momentânea e atração como um homem porque é assim que a natureza de uma mulher opera: em favor do avanço na espiritualidade. Basicamente, nós devemos saber como combinar ambos os prazeres corporais e o anseio pela espiritualidade em nossas vidas.

Da Lição de Cabalá em Russo 26/06/16