Nova Vida # 779 – Estudar A Torá Hoje

Nova Vida # 779 – Estudar A Torá Hoje
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

A Torá não é um livro ou uma enciclopédia, mas uma força superior que existe na natureza chamada Luz.

O primeiro a descobrir a força superior 5777 anos atrás foi chamado de Adão e depois Abraão descobriu-a depois dele.

Abraão ensinou seu grupo a atrair a Luz Superior, chamada Torá, a fim de conectar as pessoas através do amor. Essa é a forma como a nação de Israel foi fundada. Mais tarde, um novo desejo egoísta foi revelado entre a nação de Israel e esse processo é referido como descida ao Egito.

O êxodo do Egito descreve como subir acima do egoísmo que nos divide. Depois, há uma série de instruções de como devemos nos corrigir, de acordo com a qual temos que nos conectar como um homem em um só coração, em garantia mútua.

Nós temos 613 desejos egoístas e a força da Torá corrige cada um deles. Ao longo da história houve momentos em que as pessoas usaram a Torá corretamente e momentos em que não usaram.

Após a destruição do Segundo Templo, só restou o grupo de dez pessoas do Rashbi, e eles passaram O Livro do Zohar, a Luz, para o futuro, para nós. Hoje, O Livro do Zohar foi revelado graças ao Comentário Sulam, que se destina a nos ajudar a atrair a Luz na Torá.

O Ari descobriu a sabedoria da Cabalá no século XVI, em Safed, e o Baal Shem Tov foi o próximo a descobri-la. Cada geração recebe os escritos que são adequados para ela, e em nossas gerações são os escritos do Baal HaSulam e do Rabash.

A Torá foi estudada no exílio desde a destruição do Templo, o que significa estudar o que está escrito no livro sem corrigir o coração. Hoje, temos que voltar à atitude original para com a Torá como um meio para a correção do coração e da conexão entre nós.

Por que precisamos da Torá hoje? Porque o mundo está em uma crise geral e o ego é a causa do colapso dos sistemas.

O ditado “e você deve repetir aos seus filhos” significa que há milhares de anos a Torá nos manteve como o nível da “natureza inanimada da Santidade”. Hoje é nosso dever adicionar a interioridade da Torá, pois sem ela a externalidade também não será preservada.

Estudar a sabedoria da Cabalá é estudar em um grupo para se conectar.

Os judeus são diferentes de todas as outras nações do mundo, pois é seu dever se conectar e definir um exemplo de amor a toda a humanidade. Eles são a ponta de lança no caminho para a correção do mundo e, portanto, é dito: “A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações”.

De KabTV “Nova Vida # 779 – Estudar A Torá Hoje,” 18/10/16