“A Europa Liberal Em Pânico Após A Vitória De Trump”

laitman_626Nas Notícias (ria): “A vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos veio como um choque para a maioria dos políticos europeus, pois a liderança política da União Europeia é completamente encharcada de valores neoliberais.

“Os principais meios de comunicação europeus continuam a difamar Trump. O subtítulo do Der Spiegel alemão diz: ‘A vitória do destruidor’. Outra revista alemã, a Stern, afirmou que a eleição de Trump causou ‘surpreendente, ansiedade e pânico na Alemanha’.

“A ministra da Defesa alemã, Ursula von der Lyayen, afirmou que ‘um profundo choque é sentido’, O vice-chanceler, Sigmar Gabriel, descreveu a vitória Trump como ‘um aviso para todos nós (europeus)’.

“O embaixador francês em Washington, Gerard Araud, chamou o resultado da eleição de uma catástrofe. Segundo ele, ‘estamos testemunhando o mundo sendo destruído’. O presidente francês, François Hollande, também expressou desapontamento com a vitória de Trump que ‘abre um período de incerteza’. Sob essas condições, Hollande disse, a Europa deve estar unida”.

Meu Comentário: Eu não acho que a eleição de Trump forçará a União Europeia a se unir. Sua “canção é cantada”. Os liberais devem partir; seu tempo já passou. É necessário se livrar das ilusões e parar de construi-las às custas do povo.

A União Europeia, bem como os Estados Unidos, deve se reorganizar! Sem dúvida, vemos um movimento na UE para políticas mais sóbrias, uma compreensão dos novos tempos. A principal tarefa da Europa é educar seus cidadãos para a união do continente, como nos Estados Unidos.